O Banco Central comunicou sobre o vazamento de 46.093 chaves Pix nesta terça-feira (19). De acordo com o banco, o vazamento é restrito aos clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor por conta de falhas nos sistemas da instituição.
Apesar do vazamento, o BC afirma dados expostos são informações cadastrais, como nomes, CPFs, etc — que não dão acesso às contas dos clientes. Dados sensíveis como senhas, registro de movimentações, saldos financeiros e demais informações de sigilo bancário não foram expostas.
O BC observa que adotou as medidas necessárias para apurar o caso e os clientes da empresa afetados serão notificados.
“As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.”
- Banco Central, em comunicado.
Por fim, a instituição afirma que a empresa poderá ser penalizada, podendo incluir multa, suspensão ou até exclusão da companhia do sistema Pix.
Como reportou a Agência Brasil, esse foi o sexto incidente de segurança desde a criação do Pix, em novembro de 2020. No entanto, em todos esses casos, não foram expostas informações sigilosas ou sensíveis, como senhas e saldos bancários. Confira os vazamentos anteriores:
- Banco do Estado de Sergipe (Banese): Em agosto de 2021, mais de 414 mil chaves Pix de números foram vazadas.
- Acesso Soluções de Pagamento: Em janeiro de 2022, 160,1 mil clientes da empresa tiveram seus dados vazados.
- Logbank: No mês seguinte, em fevereiro de 2022, dados de 2,1 mil clientes da Logbank Pagamentos foram expostos.
- Abastece Ai: 137,3 mil chaves Pix da Abastece AI Clube Automobilista Payment foram vazados.
- Phi Pagamentos: O vazamento mais recente aconteceu em agosto de 2023, quando 238 chaves Pix de clientes da Phi Serviços de Pagamentos S.A foram expostas.
SAIBA MAIS!
-
Novo golpe no Brasil: criminosos roubam pagamentos via boleto e PIX
-
Chega de esperar! Pagamento por boleto fica mais rápido no Brasil
-
PixPirate: Novo trojan bancário adota tática inovadora para atingir usuários brasileiros