A NASA anunciou o falecimento do astronauta Ken Mattingly aos 87 anos, em 31 de outubro. Mattingly, conhecido por sua notável contribuição como piloto do módulo de comando na missão Apollo 16, foi lembrado pelo administrador da NASA, Bill Nelson, como um dos heróis do país.
"Perdemos um dos heróis do nosso país. TK Mattingly, astronauta da NASA, foi essencial para o sucesso do nosso programa Apollo, e sua personalidade brilhante vai garantir que seja lembrado pela história", disse Bill Nelson.
Quem foi Thomas Mattingly
Thomas K. (TK) Mattingly II ingressou na NASA em 1966, participando das equipes de apoio da histórica Apollo 8, a primeira missão a orbitar a Lua, e da memorável Apollo 11, responsável pelo primeiro pouso na superfície lunar. Posteriormente, foi designado para a tripulação da Apollo 13.
No entanto, o destino mudou de curso quando Mattingly foi exposto ao sarampo por Charlie Duke, seu futuro colega na Apollo 16. Receosos de uma possível doença durante a missão devido à não imunidade de Mattingly, os médicos optaram por substituí-lo por Jack Swigert.
A oportunidade de retornar à Lua surgiu na Apollo 16, onde Mattingly conduziu experimentos científicos a bordo do módulo de comando enquanto John Young e Charlie Duke exploravam a superfície lunar.
Após o término do programa Apollo, Mattingly liderou duas missões com os ônibus espaciais. Mais tarde, decidiu deixar a NASA e voltar à Marinha, onde serviu por mais de um ano, antes de ingressar na indústria aeroespacial. Sua contribuição para a exploração espacial permanece uma parte importante da história.
Via
Veja também:
- Apple planeja sensor de pressão arterial e AirPods como aparelhos auditivos
- Última música dos Beatles foi lançada hoje graças a IA (e sem clonar vozes)
- ViewSonic revoluciona espaços grandes com projetor laser ultracurto