Lapiseira inteligente ajuda a evitar problemas de coluna em crianças

Taysa Coelho
Taysa Coelho

A lapiseira inteligente Risu AI promete ser um alívio para os pais que não aguentam mais corrigir a postura dos filhos enquanto fazem a lição de casa. O dispositivo usa tecnologia para esconder a ponta quando detecta má postura do usuário.

O aparelho é equipado com um microchip e um sensor de proximidade 360 graus, que mede a distância da ponta ao olho da pessoa. Se for inferior a 30 cm, o grafite se retrai. Depois que corrige a posição, o refil volta a sair.

Reprodução/Risu AI

A Risu AI conta com duas baterias do tipo botão que, segundo os criadores, dura cerca de 2 meses. Em relação ao grafite, é possível usar qualquer um de 0,7 mm de espessura disponível.

Público infantil é foco

A má postura é uma das principais causas da hipercifose, popularmente conhecida como corcunda, e também da miopia. Por isso, o produto foi criado pensando para evitar esses problemas em crianças a partir de 6 anos.

Apesar de poder ser utilizado por adultos, não é recomendável, porque o mecanismo de detecção de distância pode não funcionar de forma tão apurada. Além disso, a orientação do sensor não é compatível com canhotos.

Disponível em quatro cores, a lapiseira custa 4.999 ienes (cerca de R$ 166). Por enquanto, o dispositivo só está à venda no Japão.

Veja também:

  • IA como tutora de cães: Coleira inteligente promete treinamento eficaz
  • IA da Meta converte pensamentos em palavras e é promissora para a medicina
  • ChatGPT vazou dados pessoais de 10 mil usuários após comandos simples
Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.
recomenda: