Não seria incrível um mecanismo que regasse suas plantas, avisasse que o solo está muito encharcado e medisse a incidência de luz automaticamente? Pois saiba que ele existe e está em fase de testes.
O controlador de sistema agrícola vertical inteligente foi desenvolvido pelo fabricante Tanay Tanay, visando automatizar os cuidados de jardins verticais de forma eficiente. O sistema é capaz de ativar a rega das plantas automaticamente, além de monitorar e controlar a intensidade da luz.
Para isso, utiliza o minicomputador Raspberry Pi 4 B como placa principal e Arduino Nano 33 IoT, nas plantas. O sistema conta ainda com sensores de umidade de solo, de luz ambiente e de profundidade de nível de água.
A comunicação entre os sensores e a unidade de controle central é feita via Bluetooth Low Energy (BLE), conexão sem fio de baixo consumo de energia. Nessa unidade de controle, o produtor consegue acompanhar e visualizar todos os dados.
A invenção conta ainda com a função de converter a umidade em água, a fim de garantir que o estoque do líquido não acabe.
De apartamento a fazenda
O modelo de agricultura vertical tem sido visto como uma solução para o cultivo em locais com espaços limitados, que fogem do tradicional terreno agrícola ou estufas. O problema é que, apesar de otimizar o espaço, pode ser caro e de difícil manutenção.
Ainda que o sistema inteligente da Tanay Tanay possa ser usado em ambientes urbanos, o foco do projeto é nos agricultores. O objetivo é que consigam “otimizar o rendimento das suas colheitas com o mínimo de intervenção humana”.
Por ser formado de componentes intercambiáveis, o controlador de sistema agrícola vertical inteligente pode ser adaptado para propriedades de diferentes tamanhos. Inclusive, qualquer pessoa com conhecimentos técnicos pode montar o seu.
O fabricante Tanay Tanay disponibilizou todo o processo de criação no site Hackster.io, onde compartilha, incluindo o código-fonte usado no projeto.
Veja também:
- Apple planeja sensor de pressão arterial e AirPods como aparelhos auditivos
- Última música dos Beatles foi lançada hoje graças a IA (e sem clonar vozes)
- ViewSonic revoluciona espaços grandes com projetor laser ultracurto