O usuário do X @seti_park descobriu um pedido de patente da Tesla que sugere a criação de uma tecnologia autolimpante, possivelmente pensando em seus táxis autônomos. O documento, enviado em fevereiro do ano passado à Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), indica o uso de tecnologias de raios ultravioleta e infravermelho e um sistema de placas de aquecimento para a limpeza de ambientes fechados, como carros.
A patente numerada "WO2023163943A1" sugere o uso de sensores para monitorar o local. Dentre eles, sensores de imagem, acústico, térmico, de pressão, capacitivo, de radiofrequência ou de gás. O objetivo é detectar o estado de higiene de itens como bancos, painéis e tela sensíveis ao toque quando o veículo não estiver com passageiros embarcados.
Segundo o documento, ambientes compartilhados podem ser ótimos em termos de custo e benefício. Mas também podem servir como foco de transmissão de doenças, seja pelo ar ou pelas superfícies compartilhadas.
“Os meios atuais para higienizar espaços compartilhados, por exemplo, limpar manualmente superfícies de toque usando lenços desinfetantes, podem ser demorados, trabalhosos e levar a condições de saneamento insatisfatórias”, explica a patente.
A ideia é higienizar o local para a utilização dos próximos usuários. Jatos de luzes ultravioletas ou infravermelhas poderiam desinfetar superfícies.
Já um sistema de placas térmicas seria capaz de aquecer o ambiente a até 55°C, eliminando alguns tipos de germes, bactérias e vírus. Caso o veículo não possa ser limpo sozinho, ele seria encaminhado a uma estação de limpeza autônoma.
Mas os táxis autônomos da Tesla já existem?
Apesar de já haver modelos de táxis autônomos rodando em cidades do mundo como Pequim, na China, e São Francisco, nos Estados Unidos, o Robotaxi da Tesla ainda não está circulando por aí. A empresa de Elon Musk prometeu o lançamento do veículo para 8 de agosto de 2024.
A verdade é que há muitos especialistas descrentes da data, afinal, a fabricante ainda não apresentou uma tecnologia de veículos totalmente autônomos.
No entanto, se realmente for lançado na data prometida, será que os carros já estarão equipados com essa tecnologia autolimpante? Caso sim, pode ser um fio de esperança para quem odeia fazer a limpeza na parte interna do seu carro.
Afinal, nada impede que, se der certo, a tecnologia seja vendida a outras fabricantes. Já imaginou nunca mais ter que se preocupar em limpar o carro? O sonho pode estar mais perto do que se imagina!
Você também vai gostar: