A Premier League está pronta para implementar uma grande mudança tecnológica na arbitragem para a temporada 2024/25. Os sistemas de árbitro assistente de vídeo (VAR), serão substituídos por uma nova abordagem que utiliza iPhones para detectar impedimentos no campo de futebol.
O novo sistema, desenvolvido pela Genius Sports em colaboração com sua subsidiária Second Spectrum, é conhecido como "Dragon". Ele usa iPhones 14 (ou superiores) para capturar vídeos de alta taxa de quadros de diferentes ângulos nos estádios.
Com cerca de 28 câmeras de iPhones instaladas, o sistema consegue rastrear entre 7.000 e 10.000 pontos no corpo de cada jogador. Esses dados são utilizados para criar uma "malha virtual 3D" de cada jogador, o que proporciona uma precisão muito maior nas decisões de impedimento.
O uso dessa tecnologia promete superar os desafios enfrentados pelos sistemas VAR anteriores, como a oclusão de ângulos de câmera e a precisão em situações críticas. Os iPhones são capazes de capturar até 200 quadros por segundo, o que ajuda a identificar com exatidão o momento do toque na bola, essencial para decisões de impedimento.
Apesar de a tecnologia ser avançada, as decisões finais continuarão a ser tomadas por árbitros humanos, auxiliados pelas análises detalhadas fornecidas pelo Dragon. A expectativa é de que o novo sistema melhore a eficiência e a precisão das decisões de arbitragem no campeonato inglês.
Com informações de Phone Arena e The Verge.
FIQUE POR DENTRO!