iPhone dobrável vem aí? Apple registra patente de tela "autocurável"

 William Schendes
William Schendes

A Apple está planejando se juntar a outras fabricantes como Samsung, Motorola, Xiaomi e Honor no segmento de dispositivos dobráveis. No entanto, ainda não está definido quando a empresa deve estrear seu primeiro aparelho dessa categoria.

Os rumores sobre um iPhone dobrável vêm crescendo desde o ano passado, com relatos de que a Apple trabalha em um dispositivo dobrável há pelo menos nove anos. Diz-se que a empresa não lançou seu primeiro iPhone dobrável porque ainda não encontrou uma construção que se adeque aos seus padrões de qualidade e durabilidade.

Recentemente, conforme detectou o Apple Insider, a Apple registrou uma patente de tela dobrável no Escritório de Patentes e Comércio dos EUA (USPTO, na sigla em inglês). Isso não significa que o lançamento do aparelho está próximo, mas indica avanços da empresa em suas pesquisas sobre como construir telas dobráveis de qualidade.

iPhone dobrável vem aí?
(Imagem: Rohan/ Unplash)

No registro, a big tech descreve uma tela de três camadas, sendo duas telas normais e uma flexível que conectaria as demais - como na imagem abaixo:

iPhone dobrável vem aí?

Esta tela flexível seria composta por um “dispositivo com tela dobrável autocurativa”. De acordo com a empresa, isso significa que o display do aparelho contaria com um elemento de elastômero, um material capaz de retornar à sua forma original.

A tela autocurativa composta por elastômero seria capaz de "curar" arranhões e amassados. O processo de recuperação da tela poderia ser “iniciado ou acelerado pela aplicação externa de calor, luz, corrente elétrica ou outro tipo de estímulo”, descreve a Apple.

A empresa também levanta a possibilidade de que esse processo de cura da tela aconteça enquanto o dispositivo está sendo carregado.

Como mencionado, a Apple menciona um “dispositivo de tela dobrável”, portanto, não dá para saber se essa tecnologia é planejada para celulares, tablets, notebooks ou outros dispositivos.

Vale destacar que a Apple registra centenas de patentes todos os anos, portanto, pode ser que a ideia descrita nunca chegue ao mercado. Por outro lado, o registro de uma patente de dispositivos com telas dobráveis significa que, ao menos, a empresa está interessada nesse tema.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: