Historicamente, os iPhones não são considerados os aparelhos mais fáceis de serem reparados. No entanto, isso parece estar mudando, e a série iPhone 16 representa o primeiro passo para tornar os celulares da Apple mais acessíveis em termos de reparabilidade.
Segundo o iFixit, uma empresa especializada em reparo de eletrônicos, uma atualização sobre a pontuação de reparabilidade dos iPhones foi divulgada recentemente. Essas pontuações orientam os usuários que preferem consertar seus próprios aparelhos, ajudando-os a avaliar a dificuldade ou facilidade do processo de reparo de cada modelo.
Na atualização sobre a reparabilidade dos iPhones, o iFixit detalha que o software Repair Assistant, lançado com o iOS 18, trouxe um desenvolvimento extremamente positivo para oficinas de reparo e entusiastas. A ferramenta simplificou o processo de reparo das séries iPhone 12, 13 e 14.
“Agora, o usuário não precisa mais contatar um representante da Apple para concluir um reparo utilizando componentes autorizados adquiridos diretamente da empresa”, destaca o relatório.
Apesar dessa evolução, a nota de reparabilidade das séries 12, 13 e 14 permaneceu em 4/10. No entanto, o iPhone 15 apresentou uma melhoria significativa, subindo de 4/10 para 7/10. De acordo com o iFixit, o assistente de reparo facilitou bastante o processo de substituição de peças, permitindo a calibração por meio do software.
Por fim, o iPhone 16 também recebeu a nota de 7/10 e está “caminhando para se tornar um dos iPhones mais reparáveis de todos os tempos”. Contudo, essa pontuação é provisória, e o relatório observa que ela será atualizada quando a Apple disponibilizar as peças de reposição dos aparelhos.
"Nossa experiência com o Assistente de Reparo em modelos do iPhone 16 foi perfeita. E embora o reparo de hardware do iPhone continue um tanto complexo, no lado do software a Apple sem dúvida elevou o nível para toda a indústria.”
- iFixit.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!