iPhone 16 deve trocar botões mecânicos por capacitivos; o que isso significa?

 William Schendes
William Schendes

Especulações indicavam que a Apple adotaria os botões capacitivos já no iPhone 15; no entanto, problemas técnicos impediram este plano. Agora, novas especulações indicam que o iPhone 16 poderá abandonar de vez os botões mecânicos.

Uma das principais mudanças no iPhone 16 é a adição de um novo botão para captura de imagens e vídeos. Conforme indicam alguns vazamentos até aqui, a expectativa é que esse botão seja capacitivo, ou seja, sensível ao toque. No entanto, novas informações sugerem que este pode não ser o único botão capacitivo da próxima família de iPhones.

De acordo com um novo relatório do Economic Daily, a Apple fez um grande pedido do componente utilizado em botões mecânicos à fornecedora Advanced Semiconductor Engineering (ASE). Com isso, o relatório retoma especulações de que a Apple poderia abandonar de vez os botões mecânicos (aqueles que precisam ser apertados para realizar ações) para implementar botões sensíveis ao toque.

Dessa forma, não seria preciso apertar botões de liga/desliga, volume, ação e o esperado novo botão de captura, bastaria pressioná-los.

iPhone 16 deve trocar botões mecânicos por capacitivos; o que isso significa?

O relatório menciona que haverá dois motores de Taptic Engine, que criarão vibrações sempre que qualquer um dos botões for pressionado. A intenção de substituir todos os botões mecânicos por capacitivos é chamada internamente de “Projeto Bongo”.

Especulações indicavam que a Apple adotaria os botões capacitivos já no iPhone 15; no entanto, problemas técnicos impediram este plano.

Recentemente, moldes de capinhas do iPhone 16 indicavam que ao menos o novo botão de captura seria capacitivo, pois, nas imagens, ele aparece descoberto pela case.

O relatório recente do Economic Daily menciona que o botão de captura é chamado de “Projeto Nova”. Vazamentos anteriores relataram que este botão será capaz de aumentar ou diminuir o zoom deslizando o dedo e, com um leve toque, poderá focar em objetos registrados pela câmera.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: