iPhone 15 terá OLED da Samsung e pode acabar bordas pretas

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o TechShake pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

O iPhone 15 será o próximo produto Apple a ganhar painéis OLED da Samsung Display. De acordo com informações do jornal sul-coreano The Elec, as duas gigantes do mercado de tecnologia estão em estágios finais de contrato para a produção dos painéis. A tecnologia será incluída nos quatro modelos do iPhone 15: iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.

O aguardado evento de lançamento da 15º geração do iPhone deve acontecer em setembro deste ano. A data e o horário exatos ainda não foram anunciados pela Apple.

O que a tecnologia OLED pode trazer para o Iphone 15

Dentre as novidades da nova gama dos aparelhos Apple, os usuários podem esperar por uma redução dos chamados bezels (as bordas pretas ao redor da tela) e por uma maior qualidade de imagem, justamente pelo uso da tecnologia OLED.

Conhecido por compartilhar novidades e rumores do mundo de tecnologia, o Youtuber Ice Universe escreveu em seu Twitter:

"A Apple está trabalhando em um iPhone de 0 besel! Parece que o Cook é um fã meu e odeia bezels tanto quanto eu. Segundo fontes, a Apple pediu à Samsung Display e à LG Display que desenvolvessem telas OLED sem bordas, eliminando completamente as bordas e usando a tecnologia UPC para fazer o novo iPhone parecer um pedaço de vidro. Além disso, é relatado que a Apple está desenvolvendo um corpo de vidro monobloco ao mesmo tempo, usando um novo tipo de vidro ultrarresistente e resistente. A essa altura, o novo iPhone parecerá uma caixa de cristal fechada, um celular do futuro!"

Samsung Display segue líder do mercado de painéis OLED

Considerada a maior produtora deste tipo de painel para smartphones, a Samsung já fornece o produto a quase todas as marcas do mercado, incluindo o iPhone. Embora a BOE e a LG Display também sejam fornecedoras da Apple, as informações do The Elec destacam que, até este momento, apenas a Samsung Display recebeu o sinal verde para a produção dos painéis.

A chinesa BOE, inclusive, tem tido dificuldades para produzir os painéis sem infringir patentes da Samsung Display. Tanto isso quanto algumas dificuldades técnicas na finalização do produto parecem estar causando atrasos no cronograma da empresa.

Entenda a tecnologia OLED

"OLED" é a sigla para "Organic Light-Emitting Diode", que significa "Diodo orgânico emissor de luz". Trata-se de uma tecnologia que forma imagens a partir de pixels autoemissores de luz. Esses materiais orgânicos emitem luz quando recebem uma corrente elétrica (processo de fluorescência), evitando o backlight que ainda pode ser visto na tecnologia LCD.

Os recursos desta tecnologia permitem a geração de painéis com preto verdadeiro (sem necessidade de retroiluminação) e cores mais vibrantes. Além disso, as telas OLED podem ser feitas com diferentes substratos, o que faz com que seja possível criar painéis flexíveis, transparentes e de diferentes formatos.

Motivadas por esta maior qualidade de imagem e pela versatilidade de formato de tela, grandes marcas de smartphones, monitores de televisões já usam a tecnologia.

CONFIRA TAMBÉM!

  • Apple confirma data de evento anual e convite pode ter pistas do iPhone 15
  • iPhone SE 4 pode ter design do iPhone 14 e recurso do iPhone 15
  • Galaxy S24 Ultra terá tela plana OLED muito mais brilhante
  • Os 4 grandes anúncios que a Apple deve fazer em setembro (além do iPhone 15!)
  • Xiaomi garante 4 atualizações de software para Redmi K60 Ultra
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: