Um novo estudo da PerfectRec concluiu que o iPhone 15 Pro é o telefone premium da Apple com pior avaliação de todos os tempos. A meta-análise reuniu mais de 690.000 avaliações de usuários e concluiu que são piores do que a linha do iPhone 14 teve do ano passado.
Isso significa que o iPhone 15 não é um bom smartphone? Não. Embora o dado possa assustar um pouco aqueles que planejavam comprar o modelo, é importante destacar que 73% dos consumidores ainda deram 5 estrelas ao iPhone 15 Pro, apenas um pouco abaixo dos 76% do iPhone 14 Pro.
O que causou as más avaliações e o que causou os 73% de 5 estrelas
Desde seu lançamento, há pouco mais de um mês, o iPhone 15 Pro foi alvo de diferentes reclamações sobre problemas como superaquecimento, que levaram a desgastes da bateria e até a desligamentos imprevistos.
Acredita-se que a situação tenha sido causada por uma das promissoras novidades do modelo, o chip A17 Pro.
A Apple já parece ter controlado o problema, e há outros elementos que foram adicionados ao aparelho que ainda agradaram bastante os consumidores. Entre eles, estão a moldura de titânio, a velocidade de desempenho do chip A17 Pro, a porta USB-C e várias melhorias na câmera.
Já os modelos iPhone 15 e iPhone 15 Plus obtiveram avaliações melhores que suas versões anteriores da 14ª geração. Eles tiveram respectivamente 76% e 78% de suas avaliações do tipo 5 estrelas. O estudo acredito que isso se deve ao fato de os aparelhos terem vindo com atualizações mais óbvias.
Novo design, câmeras melhores, porta USB-C e chip A16 Bionic foram algumas das novidades que os modelos mais básicos da linha 15 de iPhones trouxe.
Essa avaliações ainda podem melhorar?
Talvez. Segundo seus dados, a PerfectRec acredita que há algumas diferenças entre os tipos de consumidores de iPhones, e isso pode fazer com que as avaliações da 15ª geração ainda venham a melhorar.
Ao conduzir sua meta-análise, a empresa decidiu reavaliar os resultados de pesquisas de satisfação anteriores do iPhone 14. Os novos dados apurados sobre clientes que deram 5 estrelas ao iPhone 14 Pro Max permaneceu igualao estudo anterior, de 80%.
Contudo, as avaliações do modelo básico do iPhone 14 melhoraram desde a sua análise anterior, com 76% dos usuários dando cinco estrelas ao iPhone 14 agora, contra 72% há cinco meses.
“Teorizamos que existe uma certa lacuna entre a forma como os primeiros adotantes veem um produto e como ele é recebido pelos consumidores mais típicos. As pessoas que encomendam um iPhone no dia do lançamento podem ter expectativas maiores e ficar desapontadas mais facilmente do que aquelas que compram no final do ano”, conclui a análise.
FIQUE POR DENTRO!