Instagram privará contas de adolescentes e trará novos recursos de supervisão dos pais

 William Schendes
William Schendes

O Instagram anunciou novos recursos e medidas para reforçar a proteção de usuários menores de 18 anos, com a introdução das "Contas de Adolescentes".

As Contas de Adolescentes serão implementadas nos próximos 60 dias nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. Países da União Europeia receberão as mudanças até o final deste ano. A Meta afirma que outras regiões também adotarão as novas contas até janeiro de 2025.

Contas adolescentes Instagram
(Imagem: William Schendes/ TechShake)

Entre as principais mudanças está a configuração de privacidade automática para contas de crianças e adolescentes, que serão privadas por padrão. Assim, menores de idade precisarão aprovar novos seguidores para permitir que vejam ou interajam com seu conteúdo.

Instagram privará contas de adolescentes e trará novos recursos de supervisão dos pais
(Imagem: Meta)

Além disso, adolescentes serão submetidos a configurações mais rigorosas de controle de conteúdo. Isso significa que só poderão receber mensagens de pessoas com quem já estão conectados e estarão sob o controle de conteúdo sensível da Meta, que limita a exposição a materiais que podem ser prejudiciais, como vídeos de brigas ou procedimentos estéticos.

O Instagram também anunciou que as Contas de Adolescentes incluirão o recurso antibullying "Hidden Words" (Palavras Ocultas), que filtra automaticamente palavras e frases ofensivas de comentários e mensagens diretas (DMs).

Para cuidar da saúde dos jovens, o aplicativo introduziu lembretes de limite de tempo, que avisam o usuário após 60 minutos de uso contínuo, e um "modo de espera", que silencia notificações entre 22h e 7h, ajudando a promover uma noite de sono tranquila.

Meta contas de adolescentes
(Imagem: Meta)

Se os adolescentes quiserem alterar as configurações de suas contas, precisarão da autorização dos pais ou responsáveis.

Supervisão parental aprimorada

A Meta também anunciou um novo recurso de supervisão, que permitirá aos pais acompanhar a experiência online de seus filhos. Isso inclui visualizar com quem estão conversando, definir limites diários de tempo, bloquear o uso da rede social em horários específicos e monitorar os temas que estão sendo visualizados.

Verificação de idade

O Instagram está ciente de que alguns adolescentes podem tentar burlar essas restrições. Por isso, exigirá que aqueles que tentarem alterar sua idade para maior de 18 anos gravem um vídeo selfie e enviem uma cópia de um documento de identidade. Além disso, a plataforma utilizará inteligência artificial (IA) para identificar possíveis discrepâncias e sinais de que o usuário é menor de idade.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.

Com informações de Meta e The Verge.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: