Instagram: Novo chatbot personalizado com IA gera controvérsias

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O Instagram está prestes a introduzir uma inovação em sua plataforma: a capacidade de criar chatbots de inteligência artificial com perfis personalizados.

Essa descoberta foi feita pelo pesquisador Alessandro Paluzzi, que divulgou capturas de tela bem interessantes e reveladoras. O material indica a possibilidade dos usuários personalizarem chatbots, incluindo seleção de sexo, idade, etnia e personalidade, com opções como "reservado", "entusiasmado", "criativo", "espirituoso", "pragmático" ou "empoderador".

O processo para usar esse recurso envolverá os usuários na criação de seus chatbots de IA. Inicialmente, será solicitado que selecionem seus interesses entre uma variedade de opções, como "faça você mesmo", "animais", "carreira", "educação", "entretenimento", "música", "natureza" e muito mais.

Opções de criação de chatbot no Instagram (Imagem: Alessandro Paluzzi)

Após essa seleção, será possível personalizar ainda mais o chatbot, escolhendo um avatar e nome antes de iniciar uma conversa.

Embora o Instagram ainda não tenha feito um anúncio oficial sobre o lançamento, esse recurso em desenvolvimento levanta questões sobre sua implementação e os possíveis riscos envolvidos.

Julia Stoyanovich, diretora do Centro de IA da New York University, expressou algumas preocupações em entrevista ao TechCrunch. Ela destacou que a IA generativa poderia induzir os usuários a acreditar que estão interagindo com uma pessoa real.

Ela alertou para o perigo da antropomorfização da IA, ressaltando que a personificação da tecnologia pode resultar em abertura para manipulação ou decepção, levando a expectativas irreais de interação com seres humanos.

IA Generativa abre muitas opções de interação (Imagem: freepik)

Essa controvérsia sobre a possibilidade de confusão entre interações reais e virtuais ressalta um dos desafios da implementação desse tipo de tecnologia.

Ainda que as capturas de tela forneçam insights sobre o que está sendo desenvolvido, é importante ressaltar que esses recursos podem não ser disponibilizados ao público, uma vez que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Via

SAIBA MAIS!

  • LinkedIn no Brasil: Selo de perfil verificado agora disponível de graça; Saiba como conseguir
  • Polêmica! Anatel aprova novas regras e dificulta acesso a consumidores com pouca habilidade digital
  • ASUS anuncia Zenfone 10 no Brasil: Compacto poderoso com preço interessante
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: