A Meta começou a liberar sua nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA) no Instagram, permitindo que alguns usuários criem versões de IA de si mesmos. Mas não estamos falando apenas de fotos geradas por IA, mas de versões de IA que poderão interagir com seguidores. Por enquanto, o chamado AI Studio foi liberado apenas para algumas pessoas nos Estados Unidos.
Versões de IA poderão ajudar com engajamento
De acordo com o anúncio da Meta, feito nesta última segunda-feira (29) no blog da empresa, os criadores de conteúdo poderão personalizar sua versão de IA com base em informações e características do seu conteúdo no Instagram, incluindo tópicos a evitar e links que desejam compartilhar.
Os usuários ainda poderão criar respostas automáticas para determinadas perguntas e especificar com quais contas específicas a IA tem permissão para interagir.
"Com o AI Studio, os criadores do Instagram podem configurar uma IA como uma extensão de si mesmos que pode responder rapidamente a perguntas comuns de DM e respostas de histórias. Seja compartilhando fatos sobre si mesmos ou vinculando suas marcas favoritas e vídeos anteriores, as IAs dos criadores podem ajudar os criadores a alcançar mais pessoas e os fãs a obter respostas mais rapidamente", destacou a Meta no anúncio.
Nos Estados Unidos, onde o recurso começou a ser liberado, os usuários podem começar a criar suas versões de IA diretamente no site do AI Studio ou iniciando um novo “bate-papo de IA” diretamente no Instagram.
AI Studio também permitirá criar personagens de IA totalmente novos
Mas o AI Studio não foi pensado apenas para gerar versões de IA dos usuários. A ferramenta também vai permitir a criação de personagens de IA totalmente novos.
"Você pode usar uma grande variedade de modelos de prompt ou começar do zero para criar uma IA que ensina a cozinhar, ajuda com suas legendas do Instagram, gera memes para fazer seus amigos rirem – as possibilidades são infinitas", explica a Meta.
Segundo a empresa, a IA pode ser para utilização apenas do usuário ou ainda para compartilhar com seguidores e amigos. Você poderá disponibilizar sua IA até mesmo em outras plataformas como Instagram, Messenger, WhatsApp e web, para que outras pessoas possam conversar com ela.
"Você pode personalizar o nome, a personalidade, o tom, o avatar e o slogan do seu personagem de IA. Também criamos um guia passo a passo com dicas de especialistas e melhores práticas para ajudar você a dar vida ao seu personagem de IA", destacou a empresa.
Embora ainda sem data confirmada para expandir o recurso para outros países, a Meta traz para o mercado um concorrente direto de ferramentas como Character.AI, Replika e até mesmo, até certo ponto, da loja de GPT personalizado da OpenAI.
FIQUE POR DENTRO!