Instagram desfoca nudez nas DMs para combater crimes de extorsão sexual

 William Schendes
William Schendes

A Meta anunciou nesta quinta-feira (11) que lançará novos recurso de segurança para combater crimes de extorsão sexual, ou "sextorsão", no Instagram. Uma dessas novidades inclui borrar imagens de nudez no Instagram.

Em breve, a empresa implementará o recurso que identificará imagens contendo nudez em DMs (mensagens diretas) do Instagram para borrá-las. Com isso, a empresa visa proteger seus usuários de criminosos que enviam imagens de nudez para envolvê-las em golpes sexuais.

Essa proteção contra nudez será ativada por padrão para usuários menores de 18 anos em todo o mundo. A Meta enviará notificação aos adultos responsáveis incentivando que mantenham essa opção ativa no Instagram.

Quando o usuário envia uma mensagem com imagem de nudez, a rede social apresentará uma mensagem lembrando que ele deve ter cuidado ao mandar fotos íntimas, e destaca que o envio da imagem poderá ser cancelado caso mude de ideia.

Instagram mensagens diretas borrão nudez 2
(Imagem: Meta)

Ao receber mensagens com nudes, o Instagram borrará automaticamente a imagem, apresentando uma tela de aviso que orienta os utilizadores a não se sentiram pressionados a respondê-la e também cita que eles poderão escolher se desejam visualizar a foto ou não.

Instagram mensagens diretas borrão nudez - TechShake
(Imagem: Meta)

A companhia explica que a nova ferramenta de proteção utiliza aprendizado de máquina para analisar se a imagem enviada na DM contém nudez. Portanto, as fotos não serão vistas por funcionários da Meta, exceto se o usuário optar por denunciá-las.

A Meta está disponibilizando uma área com dicas de segurança dentro do aplicativo do Instagram, com dicas de segurança elaboradas por especialistas e links para recursos como o Centro de Segurança da Meta e suporte para situações de emergência.

As opções estão sendo testadas com alguns usuários e devem ser lançadas para todos nos próximos meses.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: