Instagram bloqueia feeds com anúncios não puláveis; entenda

 William Schendes
William Schendes

O Instagram está apresentando uma novidade que deverá irritar muitos usuários que não gostam de publicidades nas redes sociais. Conforme reportou o TechCrunch, o aplicativo está testando anúncios “não puláveis” no feed através de um novo recurso chamado “intervalo comercial” (“ad break”, em inglês).

Ao rolar pelo feed, o aplicativo apresentará uma publicidade que ficará bloqueada durante alguns segundos. Dessa forma, a rede social apresentará um ícone de contagem regressiva para que os usuários possam voltar a navegar.

Essa novidade lembra como o YouTube apresenta anúncios, forçando o usuário a ver alguns segundos até que possa pular para o vídeo.

Instagram anúncios não puláveis
(Imagem: Bastian Riccardi/ Unsplash)

Na imagem abaixo, é possível conferir como o Instagram está aplicando esse recurso chamado intervalo comercial. No Reddit, há relatos de usuários que já visualizaram a adição em suas timelines. Por ora, não há relatos de usuários que tiveram os Stories bloqueados por anúncios.

Holy moly! Meta seemingly is now forcing us to watch ads in our feeds on Instagram! The app legit stopped me from scrolling past this ad which is just a bonkers move to me. pic.twitter.com/740EXjGyl2

— Dan Levy ✡ דניאל לוי (@TheDanLevy) 1 de junho de 2024

Ao TechCrunch, um porta-voz da Meta se pronunciou sobre a implementação do novo recurso:

“Estamos sempre testando formatos que podem gerar valor para os anunciantes. À medida que testamos e aprendemos, forneceremos atualizações caso este teste resulte em alguma alteração formal no produto.”

Não há informações se a Meta planeja implementar os intervalos comerciais para todos os usuários no futuro. Também não está claro se os testes estão sendo feitos globalmente. Por enquanto, não identificamos relatos de usuários brasileiros.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: