Inovador! Honor revela tecnologia de IA que detecta deepfakes em apenas 3 segundos

 William Schendes
William Schendes

Nesta semana, a Honor, fabricante chinesa de dispositivos móveis, apresentou duas inovações importantes em inteligência artificial durante seu painel na MWC Shanghai 2024. As novidades incluem a Proteção Ocular e Detecção de Deepfakes ambos com equipados com IA e focadas em aumentar a segurança e o bem-estar dos usuários. Veja mais detalhes sobre essas inovações:

Proteção ocular com IA

A tecnologia AI Defocus Eye Protection foi desenvolvida para combater o problema crescente de miopia causada pelo uso prolongado de telas. Esta inovação simula o efeito de óculos de desfoque diretamente na tela do smartphone, ajudando a manter a visão central clara e retardando o processo de alongamento dos olhos. Testes da Honor mostraram que a tecnologia pode reduzir a miopia transitória em até 75 graus após 25 minutos de leitura.

Tecnologia de proteção ocular da Honor. (Imagem: Divulgação/ Honor)

Detecção de deepfakes com IA

A AI Deepfake Detection foi criada para mitigar fraudes e identificar conteúdos manipulados digitalmente. A tecnologia analisa aspectos como contato visual, iluminação e clareza da imagem, detectando falhas imperceptíveis aos olhos humanos. Treinada com um vasto conjunto de dados de vídeos e imagens relacionados a golpes online, a ferramenta pode identificar e alertar sobre deepfakes em apenas três segundos, ajudando a prevenir fraudes.

Tecnologia de identificação de deepfakes da Honor. (Imagem: Divulgação/ Honor)

Honor acredita que IA proporcionará mais privacidade aos usuários

George Zhao, CEO da Honor, destacou a importância da IA embarcada nos dispositivos, que opera diretamente nos smartphones, proporcionando serviços personalizados e protegendo a privacidade do usuário. Zhao ressaltou o potencial inexplorado dessa tecnologia para empoderar os usuários e aumentar a eficácia em diversas tarefas.

"A IA está revolucionando nossas vidas e impulsionando a indústria de smartphones, mas grande parte da indústria se concentrou na IA baseada em nuvem, que é apenas uma parte do quebra-cabeça. A IA embarcada no dispositivo, que é executada em smartphones que nos entendem melhor do que qualquer outro dispositivo, é desenvolvida para fornecer serviços que são adaptados de forma única a nós e às nossas preferências."

- George Zhao, CEO da Honor.

FIQUE POR DENTRO!

  • Opera adiciona geração de imagens com IA e novos controles multimídia

  • Microsoft Designer adiciona IA que cria molduras e colagens de fotos incríveis para você

  • Honor X8b: Novo smartphone com câmera de 108MP chega ao Brasil

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: