Índia faz história como 1º país a pousar no polo sul da Lua (Vídeo)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Apenas alguns dias após a a missão russa Luna-25 falhar em pousar na região Sul da Lua, a missão indiana Chandrayaan-3 alcança um pouso bem sucedido. Com a conquista, a Índia entra para a história como o primeiro país a pousar no polo Sul da Lua e quarto país a pousar no satélite, sendo os outros três Estados Unidos, China e Rússia.

O feito também marca uma grande vantagem para a Índia na atual "corrida lunar", que já conta com vários países planejando missões para estudar a reigião até agora inexplorada.

Um grande passo para a Índia: missão deve estudar região inexplorada

Com apoio da agência espacial europeia ESA e da NASA, a missão Chandrayaan-3 conta com um módulo de pouso chamado Vikram e um veículo espacial chamado Pragyan. Lançada no dia 14 de julho, ela realizou um pouso bem sucedido hoje, 23 de agosto.

A data de pouso foi escolhida estrategicamente, visto que hoje o sol nasce nessa região específica da Lua. A missão está prevista para durar duas semanas, período exato em que o local contará com luz solar. Durante este tempo, o módulo de pouso e o rover, que são movidos a energia solar, farão medições térmicas, sísmicas e mineralógicas.

Visto por cerca de 7 milhões de telespectadores no canal do YouTube da Organização Indiana de Pesquisa Espacial, a transmissão do pouso da Chandrayaan-3 ainda pode ser assistida no vídeo acima. Com muito menos recursos financeiros que os demais países que estão na corrida lunar, a Índia recebe a conquista com grande orgulho.

Durante o pouso, o primeiro-ministro da Índia Narendra Modi, fez uma videochamada da África do Sul diretamente para a sala de controlo em Bengaluru:

“Este é um momento sem precedentes. Este é o momento para uma Índia nova e em desenvolvimento. Este é o momento para 1,4 bilhão de indianos.”.

Esta não foi a primeira conquista do programa espacial da Índia, que já conseguiu orbitar Marte e a Lua, além de contar com satélites acima da Terra. Contudo, este pouso faz com que a nação indiana se torne a primeira bem sucedida entre os países que estão na nova corrida lunar, além de a quarta nação a pousar na Lua na história.

Índia está na frente na "corrida lunar"

Índia sai na frent em corrida lunar (Imagem: Indian Space Research Organization)

Os últimos anos foram marcados por um grande interesse de diferentes países em nosso satélite natural. Mais de 54 anos após o primeiro pouso do homem na Lua, nações como Estados Unidos, Rússia, China e Índia já haviam anunciado novas missões. O objetivo, porém, agora é outro: explorar novos recursos e estabelecer presença humana para explorações espaciais futuras.

De acordo com dados da NASA, o até então inexplorado polo Sul da Lua pode guardar importantes recursos como minerais e, mais importante, água. Acredita-se que a região tenha depósitos de água congelada. Caso isso se comprove, os cientistas têm esperanças de realizar pesquisas para usar o H2O para viabilizar a presença humana no satélite terrestre.

Seja para extrair oxigênio para respiração humana ou para fazer combustíveis, a presença de água é essencial para completar o objetivo das atuais missões lunares: construir uma estação espacial na órbita do satélite, que será um passo para exploração de outras partes do espaço.

SAIBA MAIS!

  • Japão pode ser 5º país a pousar na Lua com tecnologia revolucionária
  • Missão OSIRIS-REx retorna este mês após 7 anos no espaço (veja trailer da NASA)
  • Astronautas da Space X retornam à Terra após 6 meses no espaço
  • Missão lunar indiana encontra importantes elementos no Polo Sul da Lua
  • NASA vai mapear diferentes formas de água que há na Lua
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: