Incrível! Primeiras criações com IA Sora e reações de artistas surpreendem

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A OpenAI abriu sua incrível Inteligência Artificial (IA) Sora para testes de artistas visuais. Agora, a empresa revelou as primeiras criações que esses profissionais selecionados fizeram com a IA generativa de vídeos e suas reações à tecnologia.

Para os testes, a criadora do ChatGPT e do Sora convidou cineastas, designers e criadores de conteúdo digital para desenvolver vídeos a partir de comandos de textos com o Sora. A experiência antecede os planos da OpenAI de apresentar a IA a grandes executivos e cineastas de Hollywood.

Criações e reações dos criadores com o Sora

A liberdade de criação sem a preocupação com questões de orçamento e limitações técnicas estiveram entre os principais pontos positivos destacados pelos artistas que experimentaram o Sora. Outra observação interessante foi a possibilidade de gerar coisas surreais, mesmo em meio ao realismo que o Sora alcança.

“Air Head”, por Shy Kids

“Air Head” é um curta-metragem que narra a história de um homem cuja cabeça é um balão. Sobre a experiência com o Sora, a companhia Shy Kids comentou:

"Agora temos a capacidade de expandir em histórias que antes pensávamos ser impossíveis [...] por mais incrível que o Sora seja em gerar coisas que parecem reais, o que nos empolga é sua capacidade de criar coisas totalmente surreais. Uma nova era de expressionismo abstrato. [...] pessoas de todo o mundo com histórias prontas para explodir de seus peitos finalmente têm a oportunidade de mostrar ao mundo o que está dentro."

Vídeo de Paul Trillo

Outro artista selecionado para testar o Sora foi Paul Trillo, artista multidisciplinar, escritor e diretor cujo trabalho tem recebido elogios de veículos como Rolling Stone e The New Yorker. Ele desenvolveu um vídeo conceitual que explora cenários e ambientes. E a liberdade de criação foi um dos pontos destacados.

"Trabalhar com a Sora é a primeira vez que me senti livre como cineasta. Sem restrições de tempo, dinheiro, permissão de outras pessoas, posso idealizar e experimentar de maneiras ousadas e emocionantes. Sora é mais poderoso quando não estamos replicando o antigo, mas dando vida a ideias novas e impossíveis que de outra forma nunca teríamos a oportunidade de ver."

Vídeo da Native Foreign

Uma agência criativa indicada ao Emmy de Los Angeles, a Native Foreign é especializada em contar histórias de marca, design de movimento e títulos, e fluxos de trabalho de IA generativa. O co-fundador Nik Kleverov destacou os benefícios de não enfrentar restrições orçamentárias que poderiam moldar a narrativa da criatividade.

"Eu sou um daqueles criativos que pensa em movimento, então quando estou no Sora realmente sinto que posso dar vida a qualquer ideia."

Vídeo de August Kamp

Para o músico, pesquisador, ativista criativo e artista multidisciplinar August Kamp, o Sora representa um verdadeiro ponto de virada, uma vez que permite que seu alcance como artista não seja mais limitado pelos meios.

"Ser capaz de construir e iterar visualizações cinematográficas de forma tão intuitiva abriu categoricamente novos caminhos de arte para mim... Mal posso esperar para ver quais outras formas de narrativa estarão ao alcance com o futuro dessas ferramentas."

Vídeo de Josephine Miller

Co-Fundadora e Diretora Criativa do Oraar Studio, sediado em Londres, Josephine Miller é a especializada no design de visuais 3D, realidade aumentada e moda digital.

"Sora abriu o potencial para dar vida a ideias que tive por anos, ideias que anteriormente eram tecnicamente impossíveis. A capacidade de conceituar rapidamente em um nível tão alto de qualidade não só desafia meu processo criativo, mas também me ajuda a evoluir na narrativa. Isso me permite traduzir minha imaginação com menos restrições técnicas."

Vídeo de Don Allen Stevenson III

Don Allen III é um criador multidisciplinar, palestrante e consultor que iniciou sua carreira na DreamWorks Animation e hoje colabora com grandes empresas de tecnologia e entretenimento em aplicações de realidade mista, realidade virtual e inteligência artificial.

"Por muito tempo, tenho criado criaturas híbridas de realidade aumentada que acho que seriam combinações divertidas na minha cabeça. Agora tenho uma forma muito mais fácil de prototipar as ideias antes de construir completamente os personagens em 3D para colocar em computadores espaciais."

Segundo o artista, o Sora mudou seu foco de "obstáculos técnicos para pura criatividade... desbloqueando um mundo de visualização instantânea e prototipagem rápida."

Vídeo de Alex Reben

O humor e a absurdidade da natureza humana na inteligência artificial são temas que o artista Alexander Reben vem explorando, a partir de esculturas que têm origem em imagens geradas por IA.

"Minha experiência ao usar Sora foi um ponto de partida para desenvolver esculturas em 3D. Meus pensamentos se voltaram para explorar o campo da fotogrametria e suas aplicações potenciais na escultura. A perspectiva de transformar vídeo em modelos 3D me intrigou, pois insinuava impulsionar o sistema de IA além de seu escopo inicial."

Para ver os vídeos completos, basta acessar a página da OpenAI.

Sora rumo a Hollywood

Ao longo desta última semana de março, a OpenAI deve apresentar o Sora a grandes executivos e cineastas de Hollywood cujos nomes não foram revelados. O objetivo da empresa, segundo matéria do site Bloomberg, é convencer os cineastas a utilizarem a IA em suas produções.

A expectativa da companhia é fechar grandes parcerias rumo a um futuro em que a percepção de Hollywood sobre a aplicação de ferramentas de IA no setor de entretenimento mude por completo. Até o momento, a IA tem sido vista como uma ameaça a vários empregos e até foi uma das motivações para as greves de atores e roteiristas.

A OpenAI tem previsão de lançar o Sora oficialmente para o público ainda este ano.

FIQUE POR DENTRO!

  • Vazou! Veja detalhes sobre os novos processadores AMD; suporte a até 4TB de RAM
  • Adeus fones? Novos óculos inteligentes Xiaomi têm som por condução óssea
  • Final Fantasy 16 chegará ao PC com duas DLCs
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: