O Google anunciou uma experiência de conteúdo de realidade aumentada (AR, em inglês) geoespacial no Maps. O objetivo é trazer detalhes como informações históricas e outros dados sobre os pontos turísticos para o usuário apenas a partir da câmera do smartphone, tornando a experiência bem mais imersiva e informativa.
Inicialmente, o recurso será liberado e testado em Paris e Singapura ainda este ano. Para apresentar a nova função do Maps com a tecnologia, a empresa divulgou um vídeo com exemplos do que os usuários poderão vivenciar em Singapura.
A experiência AR no Maps
Anunciada no evento para desenvolvedores I/O 2024 nesta quarta-feira (15), a nova tecnologia a ser integrada ao Maps contará histórias globais mais imersivas. Alimentando o novo recurso, temos o ARCore e o Geoespacial Creator. Este último foi lançado pelo Google no ano passado com o objetivo de “criar experiências imersivas e ancoradas no mundo”.
A nova função AR do Maps vai possibilitar que o usuário explore o mundo com a câmera de seu telefone, por onde terá acesso a intervenções digitais que modificam e enriquecem o ambiente de acordo com a localização.
No vídeo acima, é possível ver algumas das mais de 25 experiências de AR já criadas em áreas turísticas-chave em Singapura. Wong Ming Fai, diretor de tecnologia da Junta de Turismo de Singapura, afirmou que todos estão entusiasmados com o uso da realidade aumentada, ou AR, para complementar e aprimorar as experiências dos viajantes no local.
"Vemos que a AR pode beneficiar os viajantes ao ajudar na descoberta de novos lugares de interesse e enriquecer os viajantes através do aprofundamento de sua compreensão da rica cultura e história de Singapura. Acredito que a tecnologia pode ajudar a integrar e conectar os elementos nas experiências da frente, onde os visitantes têm que interagir com as atrações, para adicionar novas dimensões e torná-las mais interessantes", explicou o diretor.
Será possível compartilhar a experiência com outras pessoas à distância
A nova função aparecerá no Maps em um botão “AR Experience”, quando o usuário estiver em áreas que tenham conteúdo de realidade aumentada. Ainda será possível compartilhar a experiência com amigos e familiares à distância. Por meio de um link ou QR Code, o usuário pode dar acesso para outras pessoas verem o conteúdo no Street View.
Segundo o Google, o programa de acesso antecipado começará “ainda este ano como um piloto de seis meses” e apenas em Paris e Singapura. Na cidade francesa, os turistas poderão encontrar conteúdos de AR que mostrarão as intervenções na cidade para a Exposição Universal de 1900 nos arredores do rio Sena, bem como modificações que ocorreram na torre Eiffel.
O Google não deu previsão de data para a expansão do recurso para outros países e regiões.
FIQUE POR DENTRO!