IA será amplamente utilizada nos Jogos Olímpicos de Paris; saiba como

 William Schendes
William Schendes

Os organizadores das Olimpíadas anunciaram na última semana seu plano para utilizar a inteligência artificial durante a maior competição esportiva do mundo, que se iniciará em 26 de julho. A Intel será a principal parceria na implementação das novas tecnologias nos Jogos Olímpicos de 2024.

Conforme reportou a Associated Press, o Comitê Olímpico Internacional revelou que nesta edição a IA será utilizada de diversas formas, incluindo ajudar a identificar atletas promissores, personalizar métodos de treinamento e melhorar os julgamentos das competições. Além disso, os planos dos organizadores incluem o uso da tecnologia para proteger atletas de assédio online e também para a segurança com um sistema de videovigilância integrado nas câmeras de Paris.

Anteriormente, o Comitê fez uma parceria com a Intel para analisar o potencial de atletas em locais negligenciados. A empresa utilizou seu equipamento em aldeias do Senegal para analisar a capacidade atlética de mil crianças, medindo a altura que conseguiam saltar e sua velocidade.

“[Usando a IA], encontramos 40 atletas realmente promissores”, disse o diretor comercial da Intel, Christoph Schell

IA será usada nas Olimpíadas de 2024; saiba como
(Imagem: Dave Kim/ Unsplash)

A Intel participará ativamente dos Jogos Olímpicos e utilizará sua tecnologia para transmitir jogos ao vivo em 8K e implementar melhorias de acessibilidade nos aplicativos oficiais da competição para deficientes visuais.

Como destaca o Technology Magazine, a empresa também utilizará a IA para criar conteúdo digital personalizado com mais velocidade. Com isso, a Intel fará a geração automática de informações em destaque para os serviços de transmissão dos jogos.

A fabricante de processadores utilizará uma ferramenta que permite clonar objetos para transformá-los em modelos digitais 3D que serão expostos no Museu Olímpico, permitindo exposições digitais interativas.

Em parceria com a Samsung, a Intel também utilizará IA e visão computacional para analisar os exercícios de atletas.

“Nossa parceria com a Intel nos impulsionou para um reino onde as tecnologias emergentes, alimentadas pela inteligência artificial, estão remodelando o mundo do esporte para espectadores, atletas, funcionários do COI e parceiros.

Através de suas soluções baseadas em IA, a Intel nos permitiu implantar IA mais rápido do que nunca. Juntos, em Paris 2024, a nossa colaboração criará uma experiência olímpica como nunca antes, incorporando o compromisso partilhado de construir um nosso mundo melhor através do desporto.”

- Ilario Corna, Diretor de Tecnologia da Informação do Comitê Olímpico Internacional.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: