Os organizadores das Olimpíadas anunciaram na última semana seu plano para utilizar a inteligência artificial durante a maior competição esportiva do mundo, que se iniciará em 26 de julho. A Intel será a principal parceria na implementação das novas tecnologias nos Jogos Olímpicos de 2024.
Conforme reportou a Associated Press, o Comitê Olímpico Internacional revelou que nesta edição a IA será utilizada de diversas formas, incluindo ajudar a identificar atletas promissores, personalizar métodos de treinamento e melhorar os julgamentos das competições. Além disso, os planos dos organizadores incluem o uso da tecnologia para proteger atletas de assédio online e também para a segurança com um sistema de videovigilância integrado nas câmeras de Paris.
Anteriormente, o Comitê fez uma parceria com a Intel para analisar o potencial de atletas em locais negligenciados. A empresa utilizou seu equipamento em aldeias do Senegal para analisar a capacidade atlética de mil crianças, medindo a altura que conseguiam saltar e sua velocidade.
“[Usando a IA], encontramos 40 atletas realmente promissores”, disse o diretor comercial da Intel, Christoph Schell
A Intel participará ativamente dos Jogos Olímpicos e utilizará sua tecnologia para transmitir jogos ao vivo em 8K e implementar melhorias de acessibilidade nos aplicativos oficiais da competição para deficientes visuais.
Como destaca o Technology Magazine, a empresa também utilizará a IA para criar conteúdo digital personalizado com mais velocidade. Com isso, a Intel fará a geração automática de informações em destaque para os serviços de transmissão dos jogos.
A fabricante de processadores utilizará uma ferramenta que permite clonar objetos para transformá-los em modelos digitais 3D que serão expostos no Museu Olímpico, permitindo exposições digitais interativas.
Em parceria com a Samsung, a Intel também utilizará IA e visão computacional para analisar os exercícios de atletas.
“Nossa parceria com a Intel nos impulsionou para um reino onde as tecnologias emergentes, alimentadas pela inteligência artificial, estão remodelando o mundo do esporte para espectadores, atletas, funcionários do COI e parceiros.
Através de suas soluções baseadas em IA, a Intel nos permitiu implantar IA mais rápido do que nunca. Juntos, em Paris 2024, a nossa colaboração criará uma experiência olímpica como nunca antes, incorporando o compromisso partilhado de construir um nosso mundo melhor através do desporto.”
- Ilario Corna, Diretor de Tecnologia da Informação do Comitê Olímpico Internacional.
FIQUE POR DENTRO!