O Google apresentou nesta semana o Gemini 2.0, uma atualização significativa de seu modelo de inteligência artificial que promete otimizar ainda mais o chatbot Gemini. No post no blog, a empresa destaca algumas capacidades agente de IA do novo modelo, incluindo a possibilidade de servir como um assistente para jogos, oferecendo sugestões de como os usuários podem jogar determinados games.
Os testes do Gemini 2.0 incluem títulos populares como Clash of Clans, e a IA foi treinada com suporte direto de desenvolvedores para reconhecer cenários específicos e oferecer conselhos e informações em tempo real. O sistema também se mostrou apto a buscar informações online, como rankings de personagens ou listas de níveis, informando a fonte dos dados utilizados para suas recomendações.
Além disso, a Supercell, desenvolvedora de Clash of Clans, está colaborando diretamente com o Google para refinar a funcionalidade de assistente do Gemini. Dessa forma, a IA poderá fornecer orientações mais precisas, baseadas em mecânicas e estatísticas detalhadas compartilhadas pelos criadores dos jogos.
Em um vídeo de demonstração, o Gemini foi capaz de sugerir composições de equipe em Clash of Clans, como completar missões em Squad Busters e como vender itens em Hay Day; confira:
Apesar das possibilidades promissoras, a ideia de usar IA para guiar jogadores, a eficácia do Gemini pode ser limitada para gêneros de jogos mais complexos, com mecânicas avançadas e estratégias que frequentemente surgem de comunidades dedicadas. Por enquanto, encontrar guias ou tutoriais online continua sendo uma alternativa rápida e confiável para muitos jogadores, especialmente em jogos recém-lançados ou de nicho, afinal a IA ainda não consegue se manter atualizada sobre guias e tutoriais de jogos.
Essa não é a primeira vez que o Google investe em uma “IA gamer”. Neste ano, o laborarório DeepMind apresentou o agente de IA SIMA (Scalable Instructable Multiworld Agent), treinado com muitas horas de vídeos de gameplay e foi capaz de concluir objetivos em alguns jogos. Saiba mais.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Tom´s Hardware.
VEJA TAMBÉM!