O Google anunciou hoje que o Google Maps passará a contar com uma nova forma de ajudar o usuário a encontrar novos lugares que deseja visitar, não importa o quão específica seja a busca. E isso será possível por meio de Inteligência Artificial (IA).
A partir dos modelos de linguagem grande (LLMs) da empresa, o Maps será capaz de analisar informações sobre mais de 250 milhões de lugares e insights da comunidade. A partir daí, a IA generativa poderá responder perguntas e encontrar sugestões de lugares.
Como o novo recurso IA do Maps vai funcionar
Em seu anúncio, o Google deu como exemplo uma busca por “atividades para um dia chuvoso”. A partir desse pedido, o aplicativo vai fazer recomendações de atividades realizadas em espaços fechados, como museus, cinemas, apresentações culturais, entre outros.
Não ficou satisfeito com as sugestões? Basta refinar a busca. Em diálogo com o Maps, que ainda lembrará da sua solicitação anterior, você pode pedir para encontrar um local mais "da moda", ou com as melhores avaliações, vintage, entre outras características.
Para aprimorar a visualização das informações, o Google Maps vai organizar suas sugestões em categorias, com resumos de avaliações dos lugares sugeridos e carrosséis com fotos. O usuário poderá ainda salvar seus novos lugares favoritos em uma lista e até enviar a amigos.
Descrito pelo Google como um experimento, o novo recurso de IA do Google Maps será lançado em acesso antecipado esta semana, por enquanto apenas nos Estados Unidos.
FIQUE POR DENTRO!