A partir desta semana, o buscador de voos do Google usará a Inteligência Artificial para um novo recurso bem útil: indicar o melhor dia para comprar uma passagem aérea mais barata.
Sugestões de melhor data de compra aparecerão na busca pela passagem
Durante a busca de uma passagem aérea para um destino específico, o Google Flights já mostrava ao usuário diferentes voos em várias companhias. Outro recurso oferecido são os gráficos de preços em dias próximos aos pesquisados, para caso o cliente possa optar por outras datas para gastar menos. Mas e quando a viagem não tem datas flexíveis? É nesta situação que o Google quer ajudar o usuário a gastar menos.
A plataforma anunciou ontem que vai lançar uma nova ferramenta ainda esta semana. O novo recurso fornecerá informações sobre os dias em que as passagens podem estar mais baratas para aquelas datas e destinos. No comunicado do Google, é possível ler:
No Google Flights, você já pode ver se os preços atuais da sua pesquisa são baixos, normais ou altos em comparação com as médias anteriores para a mesma rota. Mas a velha questão permanece: é melhor reservar agora ou esperar que os preços mais baixos apareçam?
Portanto, esta semana, estamos lançando insights atualizados para tornar essa escolha um pouco mais fácil. Para pesquisas com dados de tendências confiáveis, agora você verá quando os preços normalmente eram mais baixos para reservar as datas e destinos escolhidos.
Como a ferramenta vai funcionar
Já no momento de busca das passagens, o novo recurso de IA do Google Flights vai mostrar datas em que os bilhetes podem ser adquiridos por preços menores.
No exemplo acima, compartilhado pelo Google, a ferramenta fornece as seguintes informações:
O momento mais barato para reservar é geralmente mais tarde, entre 13 de setembro e 7 de dezembro.
Os preços mais baixos para viagens similares para Miami são geralmente encontrados cerca de 1 a 3 meses antes da viagem. Preços durante este período são US$59 mais baratos do que a média.
Em outra declaração sobre a ferramenta, o Google explicou:
"Por exemplo, esses insights podem dizer que o momento mais barato para reservar viagens semelhantes é geralmente dois meses antes da partida, e você está quase nesse ponto ideal. Ou você pode descobrir que os preços geralmente caem perto da decolagem, então você decide esperar antes de fazer a reserva."
Mais ferramentas para garantir o melhor preço
Parece que o Google realmente quer garantir que o usuário encontre uma passagem com o melhor preço. Uma outra ferramenta que o buscador vai lançar é uma Garantia de Preço.
Inicialmente apenas para voos que partes dos Estados Unidos, o recurso permite que o usuário siga monitorando os preços das passagens mesmo após já comprar uma. A partir disso, o Google Flights não apenas avisará caso surja uma mais barata, como também devolverá a diferença de preço pelo Google Pay, caso o cliente opte pela nova passagem.
CONFIRA TAMBÉM!
- Meta está desenvolvendo sistema de IA mais poderoso para concorrer com OpenAI
- IA pode substituir árbitros de futebol em 30 anos segundo especialista
- Estação de rádio usa DJ de IA durante um turno inteiro e faz história
- WhatsApp agora permite compartilhamento de tela em chamada de vídeo
- Google já testa ferramenta de IA para resumir textos da web