IA diagnostica autismo em crianças com 100% de precisão por fotos da retina

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Cientistas da Yonsei University College of Medicine, na Coreia do Sul, desenvolveram um algoritmo de inteligência artificial (IA) com a capacidade de diagnosticar com 100% de precisão Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças.

A pesquisa, que envolveu o estudo de 958 crianças, alcançou o diagnóstico a partir da análise de fotos das retinas dos pacientes.

AI diagnosticou TEA em crianças de 4 a 8 anos

Retina
Imagem: Shutterstock / SvetaZi

A pesquisa da Universidade de Yonsei estudou especificamente a conexão entre o cérebro e olho, a partir da ligação entre a retina e o nervo óptico. Essa ligação ocorre em uma região chamada de disco óptico, parte do corpo considerada uma extensão do sistema nervoso.

Ao todo, 958 crianças com idades entre 4 e 8 anos participaram do estudo. Metade dos participantes tinham diagnóstico TEA, a outra metade não, sendo um grupo de controle para idade e sexo. Os cientistas tiraram 1.890 fotos das retinas dos participantes.

O algoritmo de IA desenvolvido pela equipe foi treinado com 85% dessas imagens e com dados sobre diagnóstico e severidade do TEA. Os demais 15% das fotos foram utilizadas para testar o algoritmo após a fase de aprendizado. E nesses testes, a IA conseguiu prever a ocorrência de TEA corretamente 100% das vezes.

Em termos de análise da severidade de sintomas, a IA obteve uma performance "aceitável". Em uma pontuação em que 0,7 a 0,8 é considerado um resultado “aceitável” e 0,8 a 0,9 é “excelente”, a tecnologia obteve 0,74.

A pesquisa foi realizada com crianças a partir dos quatro anos de idade porque a retina do ser humano continua a crescer até essa idade. Isso significa, contudo, que esta IA só pode fazer esse diagnóstico em pacientes a partir desta idade.

Caso venha a ser aceita como exame médico oficial futuramente, este algoritmo de IA pode ser de grande utilidade em situações de recursos limitados, como a ausência de um neurologista pediátrico em determinada região, ou em casos de diagnósticos mais complexos.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: