HP anuncia programa para impulsionar inclusão digital: Digital Equity Accelerator 2024

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A HP Inc. e a HP Foundation lançaram o Digital Equity Accelerator 2024, um programa global destinado a reduzir a exclusão digital.

Com o objetivo de promover oportunidades inclusivas, a iniciativa convida organizações sem fins lucrativos a se inscreverem para receber doações, tecnologia da HP e treinamento virtual.

O programa visa ampliar soluções de equidade digital, focando em oportunidades educacionais, de saúde e econômicas.

HP programa equidade
Programa visa reduzir a equidade digital (Imagem: HP)

A inscrição para o Digital Equity Accelerator 2024 está aberta até 1º de março de 2024, e organizações do Brasil, Canadá e Polônia são incentivadas a participar.

A HP quer colaborar com organizações que enfrentam o desafio da exclusão digital, oferecendo recursos financeiros, tecnológicos e treinamento. A exclusão digital global representa mais de US$ 1 trilhão, impactando bilhões de pessoas em termos de acesso igualitário e oportunidades educacionais, de saúde e econômicas.

O programa já teve participantes focados em impulsionar a equidade digital para mulheres, avançar tecnologia para pessoas com deficiência e populações idosas, e aumentar a equidade digital em comunidades sub-representadas ou com recursos limitados.

HP programa global equidade digital
Programa já atendeu mulheres, idosos e deficientes (Imagem: HP)

Países escolhidos

A HP escolheu estrategicamente o Brasil, Canadá e Polônia para o programa de 2024, visando abordar desafios específicos de equidade digital. Cada país enfrenta lacunas únicas, alinhando-se ao compromisso global da empresa em promover o acesso inclusivo.

- Brasil: Apesar do aumento do acesso à Internet, o país enfrenta uma lacuna digital notável, afetando grupos vulneráveis, como populações indígenas, negras e idosas.

- Canadá: Apesar do alto uso da Internet, persistem desigualdades, especialmente entre comunidades indígenas e rurais, sendo alvo de esforços para reduzir as lacunas de conectividade.

- Polônia: Enfrenta divisões persistentes, especialmente em áreas rurais e entre populações refugiadas.

Impactos da exclusão digital

A exclusão digital global tem impactos significativos, influenciando o cenário educacional, prejudicando o acesso a oportunidades de saúde e limitando as possibilidades econômicas.

Dados destacam que a desigualdade digital afeta o aprendizado de jovens, contribuindo para um deficit iminente de talentos no mercado de trabalho até 2030.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: