HMD Global lança seu primeiro smartphone sem a marca Nokia

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A HMD Global, conhecida por produzir e distribuir smartphones com a marca Nokia, apresentou seu mais recente modelo, o M-KOPA X1, marcando uma nova fase da empresa.

O dispositivo, que carrega também o nome da empresa queniana M-KOPA, revelou-se uma versão renomeada do Nokia C32, originalmente mostrado em fevereiro deste ano e comercializado no mercado europeu.

O M-KOPA X1 mantém grande parte das características e do visual do Nokia C32, oferecendo um desempenho básico com 4GB de RAM e mais 3GB de memória virtual. Embora possa não ser ideal para múltiplos aplicativos simultâneos, atende satisfatoriamente às tarefas diárias simples.

M-KOPA smartphone Nokia HMD
Frente do smartphone (Imagem: M-KOPA)

Configuração

A tela é um painel LCD IPS de 6,5 polegadas, com resolução HD+ de 720 x 1.600 pixels e bordas consideráveis ao redor. O painel traseiro (com acabamento em vidro brilhante) destaca a marca HMD, uma mudança visual significativa em relação ao Nokia C32.

Em termos de câmeras, o M-KOPA X1 oferece um sensor principal de 50 MP e uma câmera frontal de 8 MP. A bateria de 5.000 mAh promete um dia inteiro de uso, enquanto o sistema operacional Android 13 gerencia as operações, apesar do Android 14 já estar disponível.

M-KOPA smartphone Nokia HMD verso câmeras
Parte traseira e suas câmeras (Imagem: M-KOPA)

Seu processador é um Unisoc 9863A1 octa-core, e o armazenamento interno é de até 64 GB (expansível via cartão micro SD). Além disso, tem suporte para recarga de 10 W, resistência IP52 contra respingos de água e poeira, e conectividade 4G LTE, Bluetooth 5.2 e GPS. A entrada de 3,5 mm para fones de ouvido também está presente.

Embora ainda não haja informações sobre preço e disponibilidade, espera-se que o M-KOPA X1 seja lançado em breve em mais países.

VEJA TAMBÉM:

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: