Hackers falsificam Google Authenticator para promover malware

 William Schendes
William Schendes

Um recente alerta de segurança revelou que anúncios do Google foram utilizados para promover uma versão falsificada do Google Authenticator, que distribuía o malware DeerStealer para roubo de informações.

Segundo a equipe do Malwarebytes, cibercriminosos estavam criando campanhas de publicidade maliciosa (malvertising) para exibir a versão falsificada do software nos anúncios de pesquisa do Google.

Hackers falsificam Google Authenticator para promover malware
(Imagem de fundo: peshkov/ Getty Images. Montagem: TechShake)

Um dos aspectos que facilitavam a queda das vítimas nesta campanha era o fato de o endereço da página maliciosa utilizar 'google.com'. Como destacou a equipe do Malwarebytes, a identidade do anunciante era verificada pelo Google, o que demonstrava a vulnerabilidade do Google Ads contra agentes mal-intencionados.

Ao clicarem nos anúncios falsos do Google Authenticator, os usuários eram redirecionados para uma página chamada “chromeweb-authenticators.com”, que tinha um visual parecido com o das páginas do Google e apresentava um botão 'Baixar Authenticator'. Ao iniciar o download, o arquivo 'Authenticator.exe' era baixado, sendo hospedado no GitHub.

Após o download ser finalizado, o DeerStealer começava a ser executado para roubar credenciais, cookies e outras informações do navegador da vítima.

O Google afirmou que já bloqueou o anunciante falso denunciado pelo Malwarebytes.

“Proibimos anúncios que tentam burlar nossa aplicação, disfarçando a identidade do anunciante para enganar usuários e distribuir malware. Quando identificamos anúncios que violam nossas políticas, nós os removemos e suspendemos a conta do anunciante associado o mais rápido possível, como fizemos neste caso”

- Google ao PCMag.

Com informações de Bleeping Computer e PCMag.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: