Hoje (19), o governo apresentou o aplicativo "Celular Seguro", a fim de ajudar a proteger os aparelhos contra furtos e roubos. Disponível para download nas plataformas Google Play e App Store, o aplicativo, mesmo com o lançamento, ainda não está em pleno funcionamento.
Para utilizar o "Celular Seguro" é simples, os usuários devem baixar o aplicativo, realizar um cadastro prévio e registrar a ocorrência de roubo. Esse processo possibilitará o bloqueio imediato do telefone furtado assim que o usuário acessar outro dispositivo.
O aplicativo também oferece a opção de cadastrar uma pessoa de confiança, permitindo que ela bloqueie autonomamente o celular em caso de furto ou roubo. O objetivo é agilizar o bloqueio e evitar que o ladrão acesse dados do proprietário.
Como Funciona
- Instale o aplicativo "Celular Seguro" na Google Play ou na App Store;
- Faça o login usando a conta gov.br (CPF e senha são necessários);
- Após acessar o aplicativo, concorde com os termos de privacidade;
- Na página inicial, o usuário pode: indicar uma pessoa de confiança, registrar um número de telefone ou relatar uma ocorrência.
Como cadastrar uma pessoa de confiança
Ao acessar o aplicativo, o usuário preenche o cadastro da pessoa de confiança com nome, CPF, telefone e e-mail.
Como registrar um telefone
Clique em "Registrar Telefone" para cadastrar um dispositivo. Não há limite de dispositivos, mas todos devem estar registrados com o CPF do usuário.
Como Registrar uma Ocorrência
Em caso de roubo, preencha os seguintes critérios:
- Data;
- Tipo de situação;
- Hora;
- Estado;
- Cidade;
- Clique em "Emitir".
Ao finalizar o relato, será gerado um protocolo para o usuário acompanhar o andamento junto às instituições cadastradas no programa, como bancos e empresas de telefonia.
Furto e roubo de celulares
Em 2022, aproximadamente 1 milhão de celulares foram roubados ou furtados no Brasil, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Desse total, cerca de 508 mil foram roubados e 490 mil furtados. Esses números representam um aumento de 16,6% em relação a 2021.
VEJA TAMBÉM:
- Empresas anunciam a maior rede de Wi-Fi 5G na América Latina
- Vazamento revela (bom) desempenho do suposto novo chipset da Samsung
- iPhone SE 2016: Apple classifica modelo como ''vintage'' (limitando suporte e reparos)