A partir de 1º de dezembro deste ano, a Google vai dar início a seu plano de apagar contas que estiverem inativas há mais de dois anos. De acordo com a empresa, os usuários serão notificados múltiplas vezes sobre a possibilidade de sua conta ser deletada.
Anunciada em maio e atualizada na última segunda-feira (08), a nova política da Google sobre contas inativas tem como justificativa os riscos que contas antigas podem correr.
Por que contas antigas representam mais riscos
De acordo com a Google, há dados que demonstram que contas antigas e inativas são mais prováveis de não utilizarem medidas de segurança atualizadas, como a verificação de dois passos. Além disso, é mais comum que essas contas tenham logins com senhas recicladas.
Na atualização da nova política, divulgada nesta segunda-feira, a empresa explicou mais uma vez o objetivo do plano de ação. "Nós queremos proteger suas informações privadas e evitar qualquer acesso não autorizado a sua conta, mesmo que você já não use seus aparelhos."
Como a nova política será aplicada
Para acalmar os usuários, a Google explicou que somente apagará contas completamente inativas há dois anos. Além disso, cada usuário com uma conta inativa receberá notificações em sua conta Google e em um e-mail de backup durante oito meses antes que qualquer ação de deletar a conta seja tomada de fato.
A nova política ainda prevê algumas exceções:
- Contas com canais do YouTube
- Contas com saldos remanescentes em vales-presente
- Contas que foram usadas para comprar um item digital como um livro ou filme nos últimos dois anos
- Contas que publicaram aplicativos ativos em plataformas como a Google Play Store
Quer manter sua conta ainda que não a utilize com frequência atualmente e mesmo já sabendo dos maiores riscos que contas antigas correm? Basta logar em algum serviço Google de dois em dois anos e realizar alguma ação, como ver um vídeo, ler um e-mail, etc.
CONFIRA TAMBÉM!
- Zoom quer seus funcionários em trabalho presencial
- Dicas para proteger seus dispositivos de malware
- Que apps consomem mais bateria do smartphone e como evitar
- Primeiras mãe e filha a ir ao espaço em 2º voo da Virgin Galactic
- Xiaomi confirma MIUI 15: o que já sabemos do novo sistema operacional