O Google está aproveitando seus avanços em inteligência artificial para expandir as capacidades do Google Tradutor, adicionando 110 novos idiomas ao serviço. Essa atualização quase dobra o número de idiomas oferecidos anteriormente, aumentando a abrangência em cerca de 8% da população mundial, ou 614 milhões de falantes.
A empresa utilizou seu modelo de IA, o PaLM 2, para facilitar o aprendizado de novos idiomas.
“O PaLM 2 foi uma peça-chave no quebra-cabeça, ajudando o Translate a aprender de forma mais eficiente idiomas que são intimamente relacionados entre si, como awadhi e marwadi, próximos ao hindi, e crioulos franceses como o crioulo seichelense e o crioulo mauriciano.”
- Google.
Esta é a maior expansão do Google Translate até hoje, que agora oferecerá suporte a 243 idiomas. A inclusão do cantonês, um dos idiomas mais solicitados pelos usuários, marca um passo significativo nesta iniciativa.
A expansão também inclui diversas línguas africanas, refletindo um foco maior na inclusão de idiomas que representam pequenas comunidades, onde a preservação da língua é essencial.
O Google diz que esta é apenas a fase inicial de um plano mais ambicioso para adicionar os 1.000 idiomas mais falados no mundo com a ajuda da IA.
“À medida que a tecnologia avança, e à medida que continuamos a fazer parcerias com linguistas especialistas e falantes nativos, ofereceremos suporte a ainda mais variedades de idiomas e convenções de ortografia ao longo do tempo.”
- Google.
FIQUE POR DENTRO!