Durante o evento “Sustentabilidade com o Google – Cidades”, realizado em São Paulo, o Google apresentou as principais iniciativas e soluções inovadoras que a empresa vem pondo em prática para combater as mudanças climáticas no Brasil.
Com a ajuda de recursos de Inteligência Artificial, o Google já obteve resultados positivos, por exemplo, para otimizar o tráfego urbano, reduzir as emissões de CO2 e identificar fontes de emissões de gases poluentes nas cidades.
Projeto Green Light utiliza IA para otimizar o trânsito
O projeto Green Light chegou com a proposta de usar IA para otimizar o tráfego urbano das grandes cidades, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2. E deu certo. Já aplicado no Rio de Janeiro, o projeto realizou a coordenação inteligente dos semáforos.
Isso alcançou uma redução significativa nas paradas dos veículos e, consequentemente, a diminuição das emissões de carbono nos cruzamentos. Durante a apresentação do projeto, um representante do Google destacou que os resultados da adoção do Green Light são promissores.
“Números iniciais indicam que, nas cidades onde a iniciativa está ativa, há um potencial de reduzir as paradas dos veículos em 30% e as emissões nos cruzamentos em mais de 10%. Isso pode ajudar as pessoas a economizar combustível e reduzir as emissões em até 30 milhões de viagens de carro por mês”, pontuou a empresa.
A plataforma Environmental Insights Explorer encontra fontes de emissões de gases poluentes
Outra solução apresentada pelo Google, em sua tentativa de manter um papel ativo na redução do impacto ambiental, foi o Environmental Insights Explorer (EIE). Ao combinar imagens aéreas e IA, esta plaforma é capaz de identificar e medir as fontes de emissões de gases poluentes nas cidades.
“Quando combinamos informações de qualidade com o poder da IA, podemos transformar a forma como tomamos decisões sobre sustentabilidade. Com o EIE, queremos ajudar cidades como o Rio de Janeiro a elaborar planos climáticos e estratégias baseadas em insights sobre como a cidade emite CO2”, destacou Ivan Patriota, líder de parcerias para Google Maps na América Latina.
Para a elaboração de estratégias e planos climáticos, o Google fornecerá as informações adquiridas pelo EIE ao Centro de Operações do Rio (COR-Rio), para ajudar na redução de emissões de gases de efeito estufa.
IA também é utilizada para emitir alertas de inundações
Em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), o Google também está utilizando IA para fornecer alertas de previsão de inundações, com informações precisas, como nível das águas dos rios e previsões de cheias.
“Até novembro de 2023, o recurso permitiu o envio de mais de 2 milhões de notificações de celular com previsão de enchentes ribeirinhas e mais de 250 alertas foram disponibilizados na Busca e no Google Maps, impactando mais de 9 milhões de pessoas no Brasil. Até o final deste ano, o Google irá expandir a previsão de enchentes ribeirinhas para mais 40 localidades (38 novas cidades)", detalhou a empresa.
Vale lembrar que a Google DeepMind recentemente também revelou o sistema de IA GraphCast, capaz de prever as condições climáticas com até dez dias de antecedência, com uma precisão superior a 90%. O sistema poderá fornecer alertas sobre eventos climáticos extremos, contribuindo para a segurança e o planejamento em situações críticas.
FIQUE POR DENTRO!
- Anúncios na Amazon Fire TV surpreendem usuários
- Nubia anuncia Red Magic 9 Pro e Pro Plus: a maior bateria em um smartphone!
- Amazon anuncia parceria com Hyundai e vai começar vendas de carros no site