Google prepara IA para funcionar em fones de ouvido

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O Google está desenvolvendo uma atualização muito importante para o chatbot Gemini, permitindo seu funcionamento em fones de ouvido.

A versão beta do aplicativo do Google, analisada pelo site 9to5Google, revela que a empresa está trabalhando para expandir sua inteligência artificial (IA) para esse tipo de dispositivo, indo além da compatibilidade com web, Android e iOS.

Esta novidade sugere a possibilidade de substituição do atual Assistente, que já é compatível com diversos fones de ouvido.

Fone de ouvido com IA
Usuário terá acesso a IA diretamente nos fones e ouvido (Imagem: freepik)

A mensagem encontrada no código da versão 15.6 do app do Google, ainda em fase de testes, indica a direção do desenvolvimento:

"O aplicativo móvel do Gemini está trabalhando para expandir a disponibilidade e torná-lo acessível em seus fones de ouvido."

Expansão estratégica do Gemini

Embora muitos fones de ouvido já ofereçam ativação por botões ou gestos para o Google Assistente, a chegada do Gemini não impactou imediatamente esses dispositivos, permanecendo com o software antigo.

O Google, ao apresentar o Gemini, destacou inicialmente sua disponibilidade na web e em smartphones (Android e iOS), mantendo o Assistente em outros dispositivos como smart displays, alto-falantes e TVs.

O 9to5Google indicou que os fones de ouvido são uma escolha estratégica para expandir mais rapidamente o uso do Gemini, pois estão frequentemente conectados a smartphones, proporcionando uma experiência mais integrada.

Desafios do Gemini nos fones: Respostas rápidas e precisas

A implementação do Gemini nos fones de ouvido apresenta alguns desafios específicos. Enquanto os chatbots de IA generativa tendem a fornecer respostas longas, articulando vários trechos de texto, as respostas em áudio precisarão ser mais concisas.

A eficiência do Gemini nos fones de ouvido dependerá da capacidade de fornecer informações de forma sucinta, evitando "falar demais".

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: