Um Inteligência Artificial que lhe diz como viver sua vida? Será que a tecnologia (ou os life coaches) foi longe demais agora? De acordo com um relatório publicado pelo The New York Times, documento internos apontam que o Google e o seu laboratório DeepMind AI estão desenvolvendo uma IA capaz de dar conselhos de vida.
Especialistas de diferentes áreas estão estudando a ferramenta
Segundo os dados dos documentos internos obtidos pelo The New York Times, a Google estaria trabalhando com "IA generativa para executar pelo menos 21 tipos diferentes de tarefas pessoais e profissionais." E uma IA especificamente para dar conselhos de vida seria um desses 21 tipos de ferramentas.
Para tanto, a DeepMind contratou ainda pesquisadores da Scale AI. Para testar o projeto, foram reunidas grandes equipes de profissionais em diferentes áreas, incluindo mais de 100 especialistas com doutorado. E os tipos de perguntas que devem ser incluídas no serviço vão desde dúvidas sobre regras de etiqueta a aconselhamento profissional.
Caso a ferramenta seja aprovada, ainda não se sabe onde o Google estabelecerá seu limite quanto ao teor das perguntas e respostas, principalmente por se tratar de uma IA generativa, capaz de aprender com o tempo a dar novas informações.
Segurança de IA do Google alertou sobre riscos da IA há poucos meses
Faz apenas meses que especialistas em segurança de IA do Google alertaram sobre os riscos do uso de Inteligência Artificial para seguir conselhos de vida. De acordo com a empresa, a prática poderia causar uma queda em saúde e bem estar, falta de iniciativa própria e independência. O chatbot Bard do Google, inclusive, foi proibido de fornecer aconselhamento médico, financeiro e jurídico.
Os novos planos do Google em trabalhar uma IA life coach demonstrariam, então, que a empresa mudou de opinião? Talvez. Ou talvez o se trate de uma tentativa de trazer respostas com mais segurança para perguntas que parecem inevitáveis.
Desde o crescimento do acesso à Internet, usuários de diferentes partes do mundo fazem perguntas sobre conselhos de vida. Seja pesquisando no buscador do Google ou perguntando a uma assistente digital como Siri ou Alexa, porém, as respostas não era geradas pela máquina, mas sim encontradas em artigos especializados. O Google conseguirá controlar uma IA para se limitar às respostas seguras?
Outras ferramentas de IA que o Google está desenvolvendo
O The New York Times ainda revelou algumas outras ferramentas de IA que o Google estaria desenvolvendo. Uma ferramenta de tutoria e recursos de planejar orçamentos, planos de exercícios e refeições também estariam entre os "21 tipos diferentes de tarefas pessoais e profissionais" que o Google estuda oferecer com IA.
É importante ressaltar que a informação divulgada até o momento é a de que o Google está estudando e testando o desenvolvimento dessas ferramentas. Mas a empresa ainda não decidiu se vai implantar alguma delas.
SAIBA MAIS!
- Meta está desenvolvendo sistema de IA mais poderoso para concorrer com OpenAI
- IA pode substituir árbitros de futebol em 30 anos segundo especialista
- Estação de rádio usa DJ de IA durante um turno inteiro e faz história
- IA do Google Flights indicará melhor dia para comprar passagens aéreas
- Recursos de IA são usados para enganar e roubar nas redes sociais