O Google está testando um novo recurso para a Play Store, o Gerenciador de Downloads, que poderá facilitar a administração de downloads de aplicativos. A novidade foi detectada em versões recentes do aplicativo, como a v42.9.16-31, e posteriormente ativada na v43.2.16-29, sugerindo que a funcionalidade já está em estágio avançado de desenvolvimento e deve chegar ao público em breve.
Diferente dos gerenciadores de download tradicionais, o Gerenciador da Play Store não permitirá que os usuários pausem ou alterem a ordem de prioridade dos downloads em andamento. Ele será acessado por meio do cabeçalho superior da página de listagem de aplicativos, ao lado do botão de menu, exibindo um indicador do número de apps e jogos baixados recentemente que ainda não foram abertos.
O Android Authority fez um video explicativo:
O novo recurso promete mostrar downloads em andamento e listar aplicativos recém-instalados que o usuário ainda não utilizou. Ao abrir um desses aplicativos pela primeira vez, ele será automaticamente removido da lista. A funcionalidade poderá ser útil para quem frequentemente baixa vários apps e jogos e quer garantir que não se esqueça de utilizá-los.
Essa mudança faz parte de uma série de atualizações que o Google tem implementado para melhorar a experiência de uso da Play Store. Em agosto de 2024, a empresa introduziu o controle de dados pessoais e a possibilidade de baixar várias atualizações simultaneamente. Agora, o foco parece estar em simplificar a administração de downloads de apps e jogos.
Fontes ainda sugerem que, embora útil, a falta de controle sobre o andamento dos downloads, como a opção de pausá-los, pode ser uma limitação para alguns usuários, especialmente em conexões mais lentas, onde pausar e retomar downloads seria uma funcionalidade desejada.
A empresa ainda não fez um anúncio oficial sobre a data de lançamento.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!