O Google anunciou uma atualização no Google Play Protect que visa aumentar a segurança dos usuários do Android. A partir de agora, o sistema poderá revogar automaticamente as permissões de aplicativos considerados potencialmente prejudiciais, impedindo que esses apps acessem dados sensíveis, como armazenamento interno, fotos e câmera dos dispositivos.

Porém, mesmo com a revogação automática, os usuários ainda têm a opção de restaurar manualmente as permissões dos aplicativos afetados. No entanto, o Google solicitará uma confirmação adicional para garantir a segurança.
O Google Play Protect realiza verificações de segurança em todos os aplicativos instalados nos dispositivos, incluindo aqueles baixados de fontes externas à Play Store. Se um aplicativo for identificado como potencialmente nocivo, o sistema notificará o usuário para que considere desinstalá-lo.
Além disso, o Play Protect pode redefinir automaticamente as permissões de aplicativos que não são utilizados há um longo período. Caso esses apps sejam classificados como prejudiciais, o sistema tem a capacidade de desativá-los ou bloqueá-los automaticamente.

Para garantir que o Play Protect esteja sempre ativo, o Google implementou notificações no Chrome e nos dispositivos Android, sugerindo que os usuários reativem o recurso caso ele tenha sido desativado. Essa medida serve para manter a proteção contínua contra aplicativos maliciosos.
Em iniciativas recentes para aprimorar a segurança, o Google introduziu um sistema de detecção de ameaças em tempo real para identificar aplicativos prejudiciais, com foco inicial em stalkerware e potencial expansão para outras ameaças no futuro.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações do Android Headlines.
VEJA TAMBÉM!