O Google está aumentando seus esforços para proteger o smartphone dos usuários de malwares e arquivos maliciosos, com uma nova detecção de ameaças na Play Store.
Agora ele terá uma verificação de aplicativos aprimorada, em tempo real, com uma análise realmente profunda - em nível do código!
A plataforma agora perguntará se você deseja verificar um aplicativo antes de instalá-lo e, após a verificação, ele o notificará se o aplicativo é seguro ou potencialmente prejudicial.
Varredura de aplicativos em tempo real
O Google Play Protect já protege os dispositivos Android com o Google Play Services contra arquivos potencialmente maliciosos, tanto na Play Store quanto aplicativos de terceiros (instalados fora da loja oficial do Google).
No entanto, essas verificações em tempo real dependiam da inteligência de varredura existente ou de dados que identificavam o aplicativo como suspeito com base em comparações de similaridade, aprendizado de máquina ou outras técnicas.
A grande diferença agora é que seu telefone recomendará uma verificação antes de qualquer instalação. Esse aplicativo será então submetido a uma avaliação profunda, na qual será feita uma análise completa de ameaças em tempo real.
A empresa diz que assim conseguirá entender melhor os aplicativos maliciosos que usam IA ou outros métodos para evitar sua detecção, e que seus algoritmos de aprendizado de máquina usam as informações para melhorar ainda mais a segurança do ecossistema Android.
O novo recurso está sendo implementado primeiro na Índia e será expandido nos próximos meses para outros países.
FIQUE POR DENTRO!
- iPhones estão desligando por até 4 horas sozinhos, relatam usuários
- Amostras do asteroide Bennu têm componentes essenciais para a formação de vida
- OneNote receberá IA Copilot em novembro (e ela traz recursos incríveis)
- Firefox terá recurso para detectar avaliações falsas em sites de e-commerce