O Pixel Watch 3 passou a contar oficialmente com o recurso de detecção de ausência de pulso, que monitora eventos cardíacos críticos e pode acionar chamadas de emergência automaticamente. A novidade foi disponibilizada em diversos países da Europa, além dos Estados Unidos, após ter recebido aprovação da FDA (Food and Drug Administration) no início deste ano.
O Google até postou nas suas redes sobre o funcionamento:
O recurso utiliza inteligência artificial para cruzar dados do sensor de batimentos cardíacos com informações de movimento do usuário. Em situações em que o relógio detecta a ausência de pulso — como em casos de parada cardíaca, respiratória, falência circulatória, overdose ou envenenamento — o sistema reconhece a emergência e pode iniciar uma chamada automática para serviços de emergência.
Além do novo sistema de detecção de ausência de pulso, a Google também liberou recentemente a funcionalidade de detecção de golpes para os modelos Pixel Watch 2 e 3 nos EUA. Com esse recurso, usuários recebem alertas diretamente no pulso ao identificar possíveis fraudes durante ligações telefônicas, aumentando a proteção em tempo real.

De acordo com informações, o novo sistema de monitoramento cardíaco do Pixel Watch 3 foi projetado para funcionar de forma contínua, enquanto o relógio estiver em uso. A funcionalidade pode ser ativada pelo aplicativo Google Pixel Watch no celular, por meio do menu "Segurança e emergência", dentro da opção "Detecção de Ausência de Pulso". É necessário que o aplicativo "Segurança Pessoal" no relógio e o app Pixel Watch estejam atualizados para ativar a função.
A função está disponível em países como Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. Ainda não há previsão para lançamento no Brasil.
A adição desse recurso coloca o Pixel Watch 3 entre os poucos smartwatches com funcionalidades voltadas à detecção ativa de condições médicas graves, alinhando-se a uma tendência de integração cada vez maior entre dispositivos vestíveis e monitoramento de saúde.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!