Google Pay agora aceita pagamentos por QR Code; Saiba como usar

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Carteira do Google trouxe uma boa novidade para o Brasil! Agora que os usuários podem realizar pagamentos por meio de QR Code. A novidade, que estreou no mercado nacional nesta semana, oferece mais uma opção para usuários de celulares Android sem NFC, tornando-os compatíveis com as transações digitais em maquininhas de cartão.

Desenvolvida com foco em países emergentes como o Brasil, onde cerca de 60% dos smartphones vendidos nos últimos três anos não possuem NFC, a funcionalidade visa atender a uma grande parcela dos usuários de dispositivos móveis.

A Carteira do Google anunciou que o novo recurso suporta a maioria dos cartões emitidos pelos bancos brasileiros, incluindo as bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Esta expansão permite pagamentos digitais em estabelecimentos que utilizam maquininhas das empresas Getnet, Cielo e Rede.

Como Funciona?

Para utilizar essa nova função, os usuários precisam ter um cartão de crédito ou débito de um dos bancos parceiros da Carteira do Google. Após cadastrar o cartão no aplicativo da carteira digital e validar a operação no app do banco, os usuários podem efetuar pagamentos por aproximação ou por meio da leitura do código QR.

Pagamento smartphone QR Code
Pagamento bem simples por meio de QR Code (Imagem: freepik)

Ao realizar uma compra em uma loja física, basta pedir ao atendente que gere um QR Code para pagamento com cartão. Em seguida, os usuários devem abrir o aplicativo Carteira do Google, selecionar a opção de QR Code na tela inicial, apontar a câmera para o display da maquininha e aguardar a leitura.

Posteriormente, os usuários devem conferir os dados da compra e confirmar o pagamento autenticando a transação com senha ou biometria, dependendo das configurações do emissor do cartão e do valor da operação.

O aplicativo sempre exigirá o desbloqueio do celular antes de uma transação e, por questões de segurança, pode solicitar um novo desbloqueio posteriormente.

Além da praticidade, as compras podem ser pagas à vista ou parceladas, e o recibo é armazenado no aplicativo, proporcionando uma experiência completa e descomplicada.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: