Google Messages vai mudar (pra melhor): envie imagens em HD via RCS

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O envio de imagens em alta qualidade no Google Messages está prestes a mudar. Até agora, a compressão automática no aplicativo impedia que fotos fossem enviadas em sua resolução original, mas uma atualização futura pode eliminar essa limitação para usuários do RCS (Rich Communication Services).

smartphone com foto na tela
RCS suportará envio de imagens em alta resolução (Imagem: freepik)

O objetivo é permitir a escolha entre duas opções de qualidade: HD para um envio mais rápido, mas com perda de resolução, e HD+ para preservar cada detalhe da imagem, embora com maior uso de dados e tempo de upload.

A mudança foi identificada em uma análise do código da versão beta do Google Messages. A descoberta indica a possibilidade de envio de imagens com resolução de até 8.192 pixels, um avanço considerável comparado ao limite atual de 2.400 pixels. Esse recurso traria o aplicativo mais próximo de alternativas como o WhatsApp, que já oferece opções semelhantes para ajuste de qualidade de imagem.

Com a aproximação do lançamento da nova funcionalidade, espera-se que o Google busque acompanhar a adoção crescente do RCS por outros fabricantes - incluindo a Apple. Recentemente, a empresa de Cupertino introduziu suporte ao RCS no iOS 18, o que destaca ainda mais a necessidade de Google Messages oferecer um recurso completo, sem restrições de compressão de imagem. Tal decisão pode influenciar positivamente na experiência dos usuários.

Atualmente, o suporte ao RCS é promovido como uma evolução para o SMS, trazendo recursos como envio de mídias em alta qualidade, recibos de leitura, indicadores de digitação e criptografia de ponta a ponta. O serviço é comparado ao iMessage da Apple e tem sido cada vez mais integrado a aplicativos de mensagens como o Samsung Messages.

O impacto dessa atualização pode ser significativo para usuários que compartilham fotos durante eventos familiares ou ocasiões especiais, como as festas de fim de ano. No entanto, a escolha por qual resolução usar dependerá das necessidades de cada usuário e da situação.

Apesar da expectativa, o Google ainda não fez um anúncio oficial sobre quando a nova funcionalidade estará disponível. Usuários que participam do programa beta podem ter acesso antecipado para experimentar as mudanças, enquanto o restante do público precisará aguardar um pouco mais pelo lançamento definitivo.

Para ficar por dentro das principais notícias de entretenimento e tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: