Basta de mensagens indesejadas: Google Mensagens alertará spam

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O spam é uma dor de cabeça constante há muito tempo, infiltrando-se em nossas caixas de entrada de e-mail e, agora, também em nossos aplicativos de mensagens de texto.

Par tentar minimizar isso, o Google Mensagens está tomando medidas para alertar os usuários sobre possíveis mensagens de spam, visando proteger a segurança e a privacidade dos usuários.

Mensagens indesejadas incomodam demais (Imagem: freepik)

Ao receber uma mensagem de texto de um remetente que não está na lista de contatos, os usuários agora receberão um aviso pop-up. Esse alerta diz: "Cuidado: o remetente não é um de seus contatos", seguido por uma notificação sobre os riscos associados ao abrir links de remetentes desconhecidos.

Embora tenha a opção de permitir o conteúdo, os usuários serão alertados sobre os possíveis perigos.

Esse recurso não se limita apenas ao novo padrão de mensagens RCS, mas também se aplica as clássicas mensagens SMS. No entanto, é importante observar que essa funcionalidade é exclusiva do aplicativo Google Mensagens.

Alerta de SPAM (Imagem: Divulgação)

Se os usuários estiverem utilizando um aplicativo de mensagens de terceiros, como o WhatsApp ou o Telegram, esses alertas não serão exibidos.

A maioria dos dispositivos Android já vem com o Google Mensagens pré-instalado, especialmente nos dispositivos Pixel, onde é o aplicativo de mensagens padrão. Se os usuários desejarem aproveitar esse recurso de alerta contra spam, podem baixar o aplicativo por meio do link oficial.

FIQUE POR DENTRO!

  • MWC 2024: Infinix apresenta conceito que pode impactar o futuro dos games mobile

  • Passou a Apple! Samsung volta a ser a empresa com mais vendas de smartphones mundialmente

  • Samsung está preparando Galaxy S24 FE, aponta relatório

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: