O Google Maps está se preparando para introduzir um recurso chamado "Plug and Charge" em seu app, projetado para aprimorar a experiência de carregamento de veículos elétricos (EVs).
Isso promete oferecer uma conveniência adicional aos motoristas, permitindo que carreguem seus veículos sem depender de telefone ou cartão de carregamento.
A descoberta desse recurso surgiu durante uma análise aprofundada do APK pelo Android Authority. Na versão 111.15.103 do Google Maps, foram identificadas dicas para locais "Plug and Charge" no código do aplicativo.
A descrição sugere que os motoristas poderão realizar o carregamento de maneira mais fácil e direta, sem a necessidade de dispositivos adicionais.
O que é o "Plug and Charge"
A funcionalidade "Plug and Charge" é apontada como um novo padrão, com referências à BMW, que a descreve como um método de "carregamento conveniente com flexibilidade única". Segundo a BMW, os motoristas só precisam conectar o cabo ao veículo, e o próprio carro se encarrega do resto.
Notavelmente, esse método de carregamento é projetado para funcionar sem a necessidade de uma conexão com a Internet, sendo especialmente útil em estacionamentos subterrâneos, onde a conectividade pode ser limitada.
Marcas renomadas, como Ford, GM, Mercedes e BMW, já adotaram o "Plug and Charge" como uma opção de carregamento para seus veículos elétricos.
Em tempo, essa tecnologia funciona em locais em que o carregamento é cobrado, diferente do que ocorre no Brasil.
Além disso, o Google Maps está fortalecendo sua oferta para motoristas de EVs, como evidenciado durante a CES 2024. A empresa destacou uma integração aprimorada para o Android Auto, fornecendo sugestões de estações de carregamento ao longo de rotas específicas e estimativas de tempo de recarga.
Esses recursos já foram anunciados para veículos específicos, como o Ford Mustang Mach-E e o F-150 Lightning.
Ainda não está claro se o suporte 'Plug and Charge' será exclusivo para usuários móveis ou se também se estenderá aos motoristas que utilizam o Android Auto.
Adicionalmente, outra funcionalidade do Google Maps permite aos motoristas selecionar o tipo de combustível usado por seu veículo, personalizando rotas para otimizar a eficiência energética, seja para gasolina, diesel, elétrico ou híbrido.
SAIBA MAIS!
- Prime Video ficará mais caro a partir de março; confira os novos valores
- Fim da farra! Disney+ bloqueia compartilhamento de senhas nos EUA
- Amazon anuncia “Rufus”, um chatbot de IA para compras