O Google anunciou que esta semana o Google Maps ganhará quatro novos recursos aprimorados por Inteligência Artificial (IA). Infelizmente, por enquanto, apenas dois deles chega ao Brasil.
Mas calma, porque se tratam de duas funcionalidades bem interessantes, e as demais não devem demorar para chegar também.
Lente no Maps
Se você tiver sido usuário do extinto Windows Phone, é provável que já conheça esse recurso e que tenha sentido bastante falta dele ao trocar de smartphone. Mas agora ele chega ao Google Maps para Android e iOS.
Estamos falando da ferramenta de realidade aumentada que permite que o utilizador veja informações sobre estabelecimentos comerciais e de serviços próximos usando apenas a câmera do telefone. No app da Google, o recurso se chama Lente no Maps.
A ferramenta foi lançada em novembro de 2022 em Londres, Los Angeles, Nova York, Paris, São Francisco e Tóquio. Esta semana, o Google anunciou que ela chega a mais 50 cidades, incluindo São Paulo.
Mais detalhes de carregamento de VE
Proprietários de veículos elétricos agora terão mais informações sobre onde encontrar zonas de carregamento. O Maps agora vai trazer informações como compatibilidade da estação de carregamento, taxa de carregamento e a última vez que uma estação de carregamento foi usada.
A atualização dessas informações começa a ser implementada esta semana globalmente, para usuários de iOS e Android, conforme informações sobre estações de carregamento de veículos elétricos forem disponibilizadas.
Visualização imersiva para rotas
Esta é provavelmente a ferramenta mais aguardada desde o Google anunciou as atualizações para o Maps, no início deste ano. E infelizmente ainda não chega ao Brasil desta vez.
Esta semana, o recurso será disponibilizado para usuários de iOS e Android das cidades Amsterdã, Barcelona, Dublin, Florença, Las Vegas, Londres, Los Angeles, Miami, Nova York, Paris, São Francisco, San José, Seattle, Tóquio e Veneza.
A Visualização Imersiva permite que o usuário veja toda a sua rota antes de sair casa, como se estivesse olhando no Street View. Para isso, o Google utilizou a IA para reunir bilhões de Street View e imagens aéreas para fornecer uma visão detalhada da rota, passo a passo.
Pesquisar no Google Maps
França, Alemanha, Japão, Reino Unido e EUA recebem já esta semana um novo recurso do Maps que permite que o app realize pesquisas como o próprio buscado do Google, trazendo imagens dos locais pesquisados.
Por exemplo, se você procura o miradouro com a melhor vista da cidade, os resultados apresentarão fotos e as informações do local. O exemplo dado pela empresa é a pesquisa sobre o que fazer em Tóquio.
Nesta busca, o usuário receberia sugestões de locais temáticos como animes, cerejeiras em flor ou exposições de arte. Ao tocar em uma dessas sugestões, o Maps vai exibir informações relacionadas.
Mapas mais detalhados
Este aqui não é exatamente para esta semana, mas vale a pena citar. No anúncio de seus novos recursos do Maps, o Google ainda adiantou que os mapas de navegação devem ir ganhando cada vez mais detalhes nos próximos meses.
Na Europa, por exemplo, o Maps vai ampliar as informações de limites de velocidades alimentadas por IA para mais 20 países, visto que esses limites mudam de um país para outro. Os recursos estão sendo lançados para Android, iOS e carros com Google integrado.
SAIBA MAIS!
- Arte Letal: A chocante verdade sobre os pigmentos tóxicos usados na Mona Lisa
- Chamadas de vídeo e voz chegam (em breve) ao Twitter/X no Android
- Desafio de segurança na IA: Google abre os cofres para recompensar pesquisadores