Durante a conferência Cloud Next 2024, o Google apresentou seu novo aplicativo para o Workspace, o Vids, um assistente de criação, produção e edição de vídeos. Essa ferramenta ficará ao lado de outros aplicativos de produtividade da empresa, como Documentos, Planilhas e Apresentações.
Diferente do modelo de IA Sora, apresentado esse ano pela OpenAI, o Vids não tem a intenção de criar vídeos super realistas, mas sim colaborar para criação de apresentações em vídeo. Conforme anunciou o Google, a ideia é agilizar o trabalho de criação de vídeos, para tornar tudo mais fácil.
“Vids é o seu assistente de vídeo, redação, produção e edição, tudo em um. Ele pode gerar um storyboard que você pode editar facilmente e, depois de escolher um estilo, reúne seu primeiro rascunho com cenas sugeridas de vídeos, imagens e música de fundo. Ele também pode ajudá-lo a transmitir sua mensagem com a narração certa – escolhendo uma de nossas narrações predefinidas ou usando a sua própria.
É um aplicativo totalmente novo que pode ajudar qualquer pessoa a se tornar um grande contador de histórias no trabalho.”
- Aparna Pappu, vice-presidente do Google Workspace.
No vídeo abaixo podemos conferir o Vids criando vídeos a partir de uma descrição de texto “vídeo de treinamento de vendas” e adicionando uma apresentação de slides para se basear. Então, a ferramente cria um rascunho com partes do vídeo que os usuários poderão fazer alterações - ou mesmo excluir.
Semelhante às apresentações de Slides, o Vids permitirá editar o estilo do vídeo, incluindo cores, disposição de imagens, fontes, etc. O Google disponibiliza um banco de mídias que podem ser adicionados na sua produção, mas também é possível utilizar seus próprios arquivos do Drive ou Fotos.
O assistente também pode criar dublagens para os vídeos — o que parece ser bem útil para quem está sem tempo para ficar narrando vídeos de apresentação. Para isso, basta inserir o texto na aba “Script” (“Roteiro”), então o usuário poderá escolher entre diferentes vozes para narrar o vídeo.
Como acontece em outros aplicativos do Google, será possível compartilhar o arquivo de vídeo com outros usuários para que eles possam visualizar, comentar e até mesmo editar o vídeo.
Conforme reportou o The Verge, o Vids está sendo disponibilizado para testes de alguns clientes do Workspace Labs, mas a companhia pretende lançar uma versão beta pública entre junho e agosto deste ano.
FIQUE POR DENTRO!