Sabe aqueles momentos em que você precisa ler um longo artigo em um site apenas para descobrir se o conteúdo tem ou não a informação que você procura? A Google quer te ajudar com isso. Já está em teste uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que vai oferecer uma espécie de sumário de qualquer texto online.
A ideia é que o recurso traga uma lista com os pontos chaves de cada página e as perguntas que são respondidas no conteúdo. A partir dali, o leitor pode até mesmo clicar em alguns dos pontos para já "pular" para a parte do texto que tem a informação que procura.
Ferramenta deve chegar ao Chrome nos próximos dias
Até o momento, alguns usuários já conseguem testar a nova ferramenta de resumo do Google por meio do app de busca do Google e pelo Search Labs, mas ainda em caráter experimental. Mas a empresa já adiantou que o recurso deve ser disponibilizado para o navegador Chrome nos próximos dias.
A ideia é de que o Google não vai mais se limitar a buscar conteúdos com as palavras-chaves que o usuário usou na busca. A empresa quer usa IA para ir gerando outras informações sobre os conteúdos encontrados. O objetivo vai além de agilizar a busca e mira em facilitar o aprendizado de uma nova informação ou conceito complexo.
A ferramenta ganhou o nome de SGE while browsing, algo que pode ser traduzido como "buscador com IA generativa enquanto navega". O recurso funcionará apenas em páginas públicas, que não exigem assinatura ou possuem bloqueios por paywall.
Google quer usar ainda mais recursos da IA generativa
Outro ponto no qual o Google planeja aplicar a IA generativa muito em breve é na geração de explicações de termos e palavras que o usuário encontre por diferentes textos ou páginas.
Ou seja, em um futuro próximo, será possível passarmos o cursor do mouse por cima de determinado termo em um texto online e já termos acesso a uma explicação sobre seu significado. De acordo com o anúncio da Google, a IA pode vir a exibir até mesmo diagramas e imagens para explicar o que o usuário deseja entender.
Até então, diferentes páginas optavam por usar recursos como hiperlinks que levavam os usuários a páginas específicas para explicar determinados termos. Alguns produtores de conteúdo, cientes do tamanho de seus textos, também já usavam bullet points com links para pular para certas partes do texto. As novidades com a IA generativa no Google devem extinguir a necessidade de manobras como essas muito em breve.
EXPLORE MAIS!
- IA do Google Flights indicará melhor dia para comprar passagens aéreas
- Magic Paint: programa de desenho pode ganhar recursos de IA
- Recursos de IA são usados para enganar e roubar nas redes sociais
- Google pode estar construindo IA que dá conselhos de vida
- Brasil recebe 1º cão-robô com 5G para apoio em situações de risco