O Google fará uma limpeza na Play Store para remover aplicativos de baixa qualidade. Em uma atualização na política de Spam e Funcionalidade mínima, a empresa explica que será mais rigorosa em relação à qualidade dos aplicativos em sua loja.
“Os aplicativos devem fornecer uma experiência de usuário estável, responsiva e envolvente. Aplicativos que travam, não têm o grau básico de utilidade adequada como aplicativos móveis, não têm conteúdo envolvente ou exibem outro comportamento que não é consistente com uma experiência de usuário funcional e envolvente não são permitidos no Google Play.”
- Centro de Políticas do Google.
No centro de políticas, o Google lista alguns tipos de aplicativos que não são aceitos na Play Store, incluindo:
- Aplicativos de spam: aplicações que enviam mensagens não solicitadas, podem compartilhar mensagens em nome do usuário, direcionar para páginas da web a fim de gerar tráfego e softwares repetitivos que não trazem nenhuma adição em relação a outros apps.
- Baixa qualidade: aplicativos que têm pouca ou nenhuma funcionalidade e que não promovem nenhuma interação do usuário. Alguns exemplos de aplicativos com poucas funcionalidades são de texto, leitura de arquivo PDF e papéis de parede.
A atualização da política entrará em vigor a partir de 31 de agosto e deverá afetar muitos aplicativos atualmente disponíveis na Google Play Store.
Google Play Store bloqueou mais de 2 milhões de aplicativos com malware em 2023
No final de abril, o Google relatou que bloqueou a publicação de 2,28 milhões de aplicativos maliciosos na Play Store em 2023. De acordo com a empresa, essas aplicações apresentavam diversas violações de políticas da loja para proteger seus usuários. Em postagem, o Google explica que fortaleceu seus processos de integração e revisão de desenvolvedores de apps, exigindo mais informações de identidade quando eles criam suas contas. Saiba mais na matéria completa.
FIQUE POR DENTRO!