Enquanto outras ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa exigem o acesso a sites ou até aplicativos específicos (pelos quais geralmente buscamos no Google), o Google está atualizando sua plataforma para já oferecer uma IA capaz de gerar imagens a partir de sua barra de pesquisa.
O novo recurso foi lançado hoje, inicialmente para alguns usuários dos Estados Unidos. Para acessá-lo, é necessário estar inscrito na Search Generative Experience (SGE) e ter mais de 18 anos. A empresa planeja um lançamento mais amplo em breve.
Envie prompts para criação de imagens diretamente na Pesquisa Google
Até o momento, a Search Generative Experience (SGE) do Google era capaz apenas de responder a perguntas do usuário. Com a atualização lançada hoje nos EUA, contudo, já é possível escrever os prompts (comandos) “desenhar” ou “esboçar um...” diretamente na barra de Pesquisa Google.
A tecnologia é desenvolvida pela família de modelos Imagen do Google, semelhante aos recursos do Apresentações Google e do Meet, e vai gerar imagens rapidamente a partir do que for solicitado.
Caso o usuário não envie um prompt, mas apenas faça uma pesquisa de imagens por um tema específico, o Google vai mostrar as imagens disponíveis na web, como sempre, mas vai incluir a sugestão de gerar um conteúdo próprio.
De acordo com a empresa, o recurso deve ser de grande utilidade para “momentos em que você está procurando uma imagem específica, mas não consegue encontrar exatamente o que tem em mente”.
Salve sua imagem no Google Drive ou no seu dispositivo
Ao utilizar o SGE, o usuário receberá quatro sugestões de imagens a cada prompt, a exemplo do que já é feito em outras plataformas de IA generativa de imagens. Caso o resultado ainda não seja o desejado, é possível editar o prompt para tentar alcançar uma nova imagem mais adequada.
Após escolher a imagem que mais supre suas necessidades, o usuário pode salvá-la ao Google Drive, copiá-la para seguir com sua edição em outro programa ou fazer download para seu dispositivo.
O Google afirmou ainda que os usuários terão um limite diário de imagens para criar por dia, mas não esclareceu qual será o número.
Responsabilidade e segurança
Durante o anúncio da atualização do SGE para a inclusão da IA generativa de imagens, o Google destacou as medidas que serão tomadas em termos de responsabilidade sobre os materiais criados.
"Embora a IA possa abrir possibilidades novas e estimulantes, também reconhecemos a necessidade de introduzir esta tecnologia de forma responsável. É por isso que estamos criando salvaguardas para essa experiência e bloqueando a criação de imagens que vão contra nossa política de uso proibido de IA generativa, incluindo conteúdo prejudicial ou enganoso", dizia o anúncio do Google.
A empresa deixou claro que não serão criados prompts com pessoas conhecidas e o SGE não vai gerar rostos fotorrealistas. Além disso, todas as imagens que representem conteúdo prejudicial, enganoso ou explícito serão bloqueadas.
Para manter a transparência, cada imagem gerada pelo SGE terá um rótulo de metadados e marca d’água incorporada/invisível, a partir de recursos do Google DeepMind e SynthID da Cloud.
FIQUE POR DENTRO!
- iPhones estão desligando por até 4 horas sozinhos, relatam usuários
- Amostras do asteroide Bennu têm componentes essenciais para a formação de vida
- OneNote receberá IA Copilot em novembro (e ela traz recursos incríveis)
- Firefox terá recurso para detectar avaliações falsas em sites de e-commerce