Quando um smartphone está com algum problema, normalmente o procedimento recomendado é “resetá-lo”, ou seja, zerar o telefone voltando ele para as configurações de fábrica antes de enviá-lo para a assistência técnica.
Isso mantém seus dados pessoais seguros e remove todos os bloqueios de PIN/senhas/impressão digital que poderiam impedir o técnico de acessar o sistema para efetuar um eventual reparo.
Porém, em breve haverá uma maneira mais simples: o Google está implementando uma solução nativa do Android que estará disponível para todos os fabricantes.
Ela se chama “Modo de Reparo”, de acordo com o código enviado ao repositório AOSP, descoberto por Mishaal Rahman.
Quando o Modo de Reparo estiver ativo, o telefone se mostrará como uma nova instalação do sistema operacional, com uma nova conta de usuário que está limpa, sem nenhuma informação. Assim a sua conta e seus dados reais permanecerão no dispositivo, mas estarão bloqueados e inacessíveis.
Os fabricantes terão a opção de desativar o Modo de Reparo se preferirem usar uma versão própria do recurso (como a própria Samsung já faz). Isso será uma vantagem para aqueles que ainda não desenvolveram essa ferramenta.
O Modo de Reparo já está integrado nas versões beta do Android 14 QPR1, disponível para os smartphones Pixel, e em breve será disponibilizado para todos os demais aparelhos.
FIQUE POR DENTRO!
- iPhones estão desligando por até 4 horas sozinhos, relatam usuários
- Amostras do asteroide Bennu têm componentes essenciais para a formação de vida
- OneNote receberá IA Copilot em novembro (e ela traz recursos incríveis)
- Firefox terá recurso para detectar avaliações falsas em sites de e-commerce