O Google começou a suspender a popular extensão bloqueadora de anúncios uBlock Origin. Em uma publicação no X, o desenvolvedor do bloqueador, Raymond Hill, diz que ele “não é mais suportado” pelo navegador.
Como explica o The Verge, a mudança ocorre após o Google Chrome migrar para a especificação de extensão Manifest V3, que impede o funcionamento de alguns bloqueadores de anúncios.
Na página do uBlock Origin na Chrome Web Store, a extensão conta com a seguinte notificação: "Esta extensão pode não ter mais suporte em breve porque não segue as práticas recomendadas para extensões do Chrome”.
Ao The Verge, o porta-voz do Google Scott Westover diz que 93% das extensões atuais da Chrome Web Store têm suporte ao Manifest V3. "Todas as principais extensões de filtragem de conteúdo têm versões do Manifest V3 disponíveis — com opções para usuários do AdBlock, Adblock Plus, uBlock Origin e AdGuard", explicou o representante.
Uma alternativa para usar o uBlock Origin é a versão Lite, compatível com o Manifest V3. No entanto, essa nova versão apresenta algumas diferenças em relação ao uBlock Origin padrão, pois possui capacidades de filtragem mais limitadas dependendo do site que o usuário estiver acessando.
Além disso, Raymond Hill admite que o uBlock Origin “é menos eficaz" com sites que tem ferramentas de identificação de bloqueadores de conteúdo.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!