Google bloqueou 2,3 milhões de aplicativos potencialmente perigosos em 2024

 William Schendes
William Schendes

O Google bloqueou cerca de 2,3 milhões de aplicativos na Play Store em 2024 por violação de políticas, segundo um relatório divulgado pela empresa na última quarta-feira (29). As medidas fazem parte dos esforços contínuos para manter a plataforma segura contra ameaças como malware e spyware.

Além da remoção de apps irregulares, o Google também baniu 158 mil contas de desenvolvedores que tentaram distribuir software prejudicial. O uso de inteligência artificial foi fundamental nesse processo, auxiliando em 92% das avaliações humanas para acelerar a detecção de aplicativos nocivos.

Google
(Imagem criada por IA - Dall-E. Montagem: TechShake)

“No ano passado, esses investimentos incluíram detecção de ameaças com tecnologia de IA, políticas de privacidade mais fortes, ferramentas de desenvolvedor supercarregadas, novas alianças em todo o setor e muito mais. Como resultado, impedimos que 2,36 milhões de aplicativos que violavam políticas fossem publicados no Google Play e banimos mais de 158.000 contas de desenvolvedores ruins que tentaram publicar aplicativos prejudiciais.”

Em comparação com anos anteriores, o número de bloqueios segue em crescimento, como observa o BleepingComputer. Em 2023, foram 2,28 milhões de apps removidos, enquanto em 2022 o total foi de 1,5 milhão. O mesmo ocorre com as contas de desenvolvedores banidas da plataforma: 333 mil em 2023 e 173 mil em 2022.

O Google Play Protect, sistema de segurança integrado do Android, também recebeu aprimoramentos para escanear mais de 200 bilhões de apps por dia, identificando 13 milhões de novos malwares para Android que foram instalados por aplicativos baixados fora da Play Store em 2024.

O relatório do Google também destaca que a empresa impediu que 1,3 milhão de aplicativos solicitassem permissões excessivas, protegendo dados sensíveis dos usuários.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

Com informações de Bleeping Computer e Google.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: